Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

21/08/2016 07:00

Comissão debate na terça aproveitamento do colostro bovino na alimentação humana

Agência Câmara

O aproveitamento do colostro bovino na alimentação humana será debatido em reunião técnica da Comissão de Agricultura da Câmara na terça-feira (23). De forma geral, o colostro é o leite produzido nas últimas semanas de gestação, secretado nos primeiros dias após o parto e considerado uma perfeita vacina para garantir a prevenção de doença nos filhotes. Tem uma consistência um pouco mais espessa e amarelada do que o leite comum. O uso do colostro bovino na alimentação humana em geral ainda não ocorre no Brasil.

A possibilidade do aproveitamento desse material já havia sido discutido em audiência pública da Comissão de Agricultura no ano passado. Desta vez, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), autor do requerimento para realização da audiência, quer reunir especialistas para debater o tema em bases científicas.

"O colostro bovino é um produto de grande poder nutritivo e, por preconceito, nós acabamos não usando esse material, porque nós o consideramos, de maneira rústica, como leite podre. E, na verdade, o poder nutritivo dele é muito maior do que o do leite comum. Ele tem antibióticos que são importantíssimos. Então, queremos mudar a nossa legislação e mostrar claramente que temos estudos científicos. Comunidades, como a americana, utiliza o colostro há muitos anos. E esse é um produto que população brasileira bota fora, bota no lixo", explicou.

Convidados
Entre os convidados para o debate, está a médica-veterinária Mara Helena Saalfeld, doutora em biotecnologia e autora de um estudo sobre o uso do colostro bovino como "alimento saudável, nutritivo e potencial probiótico". Também vão participar representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) e do departamento de inspeção de produtos de origem animal do Ministério da Agricultura.

A audiência será realizada às 14h30, no plenário 6.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Domingo, 19 de Novembro de 2017
11:00
Mundo Fitness
Sábado, 18 de Novembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)