Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comissão debate na terça aproveitamento do colostro bovino na alimentação humana

Agência Câmara - 21 de agosto de 2016 - 07:00

O aproveitamento do colostro bovino na alimentação humana será debatido em reunião técnica da Comissão de Agricultura da Câmara na terça-feira (23). De forma geral, o colostro é o leite produzido nas últimas semanas de gestação, secretado nos primeiros dias após o parto e considerado uma perfeita vacina para garantir a prevenção de doença nos filhotes. Tem uma consistência um pouco mais espessa e amarelada do que o leite comum. O uso do colostro bovino na alimentação humana em geral ainda não ocorre no Brasil.

A possibilidade do aproveitamento desse material já havia sido discutido em audiência pública da Comissão de Agricultura no ano passado. Desta vez, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), autor do requerimento para realização da audiência, quer reunir especialistas para debater o tema em bases científicas.

"O colostro bovino é um produto de grande poder nutritivo e, por preconceito, nós acabamos não usando esse material, porque nós o consideramos, de maneira rústica, como leite podre. E, na verdade, o poder nutritivo dele é muito maior do que o do leite comum. Ele tem antibióticos que são importantíssimos. Então, queremos mudar a nossa legislação e mostrar claramente que temos estudos científicos. Comunidades, como a americana, utiliza o colostro há muitos anos. E esse é um produto que população brasileira bota fora, bota no lixo", explicou.

Convidados
Entre os convidados para o debate, está a médica-veterinária Mara Helena Saalfeld, doutora em biotecnologia e autora de um estudo sobre o uso do colostro bovino como "alimento saudável, nutritivo e potencial probiótico". Também vão participar representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) e do departamento de inspeção de produtos de origem animal do Ministério da Agricultura.

A audiência será realizada às 14h30, no plenário 6.

SIGA-NOS NO Google News