Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/08/2016 07:00

Comissão debate na terça aproveitamento do colostro bovino na alimentação humana

Agência Câmara

O aproveitamento do colostro bovino na alimentação humana será debatido em reunião técnica da Comissão de Agricultura da Câmara na terça-feira (23). De forma geral, o colostro é o leite produzido nas últimas semanas de gestação, secretado nos primeiros dias após o parto e considerado uma perfeita vacina para garantir a prevenção de doença nos filhotes. Tem uma consistência um pouco mais espessa e amarelada do que o leite comum. O uso do colostro bovino na alimentação humana em geral ainda não ocorre no Brasil.

A possibilidade do aproveitamento desse material já havia sido discutido em audiência pública da Comissão de Agricultura no ano passado. Desta vez, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), autor do requerimento para realização da audiência, quer reunir especialistas para debater o tema em bases científicas.

"O colostro bovino é um produto de grande poder nutritivo e, por preconceito, nós acabamos não usando esse material, porque nós o consideramos, de maneira rústica, como leite podre. E, na verdade, o poder nutritivo dele é muito maior do que o do leite comum. Ele tem antibióticos que são importantíssimos. Então, queremos mudar a nossa legislação e mostrar claramente que temos estudos científicos. Comunidades, como a americana, utiliza o colostro há muitos anos. E esse é um produto que população brasileira bota fora, bota no lixo", explicou.

Convidados
Entre os convidados para o debate, está a médica-veterinária Mara Helena Saalfeld, doutora em biotecnologia e autora de um estudo sobre o uso do colostro bovino como "alimento saudável, nutritivo e potencial probiótico". Também vão participar representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) e do departamento de inspeção de produtos de origem animal do Ministério da Agricultura.

A audiência será realizada às 14h30, no plenário 6.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)