Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa sábado a 3ª etapa da vacinação

Nádia Costa - 30 de outubro de 2003 - 12:47

Começa no próximo sábado, 1º de novembro, a terceira e última etapa deste ano, da vacinação contra a febre aftosa para todo o rebanho do Mato Grosso do Sul, que vai até 30 de novembro do mês para a região do planalto e até 15 de dezembro para o pantanal.
Os pecuaristas terão 15 dias, após a data da efetiva vacinação, para fazer o registro em qualquer escritório do Iagro, levando os frascos de vacinas utilizadas, o CT-13 e a Nota Fiscal. Para quem não fizer a vacinação na data, pagarão uma multa de nove reais e sessenta centavos por animal e quem não fizer o registro, a multa será de três reais por animal e terão de fazê-lo.
O estoque de vacinas contra a febre aftosa até o momento, é de 4 milhões e até o final da campanha já está previsto e assegurado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o restante para atender todo o rebanho do estado, em torno de 23 milhões de cabeças. O preço da vacina varia entre oitenta e oito centavos a 1 real, a dose.

Vacinação contra a brucelose e a raiva bovina

A vacinação contra a brucelose, para as fêmeas de 3 a 8 meses de idade, continua até o 30 de dezembro de 2003, para quem é desta etapa. Ela é obrigatória uma vez por ano. O preço da vacina está entre trinta e nove a setenta e três centavos a dose.
Segundo Osvaldo Pereira Dias, gerente de inspeção e defesa sanitária animal, a partir de 1º de janeiro de 2004, quem possue cria na propriedade e não tiver ainda aderido ao PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal), ou seja, vacinado e declarado a vacinação contra a brucelose, será impedido de transitar dentro e fora do estado.

Na vacinação contra a raiva bovina, nos municípios como: Aquidauana; Corumbá; Anastácio; Miranda; Bonito; Coxim; Corguinho; Bodoquena; Rio Verde; Rio Negro e Jardim, Caracol, Joaquim Murtinho e Bela Vista, é obrigatória para os produtores que optaram por esta etapa. A vacina poderá ser adquirida em qualquer loja veterinária, em torno de trinta e dois a quarenta centavos.

SIGA-NOS NO Google News