Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/10/2004 16:38

Começa final estadual do Desafio Sebrae 2004

Contexto assessoria

Começou nesta quarta-feira, dia 6 de outubro, a terceira fase da classificatória estadual (final estadual) do Desafio Sebrae 2004. O desafio é um jogo virtual de administração de empresas, voltado para universitários de todos os cursos, que é promovido em âmbito nacional e nos paises do Mercosul pelo Sebrae. A competição chega este ano a sua quinta edição, possibilitando aos participantes simular o gerenciamento de uma fabrica de bolas de voleibol.

Os vencedores das finais estaduais, além de vaga na próxima fase, receberão troféus e participação gratuita em um curso. Participarão da semifinal nacional em Maceió (AL) 32 equipes, sendo as 27 campeãs estaduais e as cinco vice-campeãs dos estados com maior número de inscritos.

Da semifinal nacional se classificarão para a finalíssima em Brasília (DF) oito equipes, e cada membro receberá um computador. Os grandes vencedores do jogo receberão como prêmio uma viagem internacional de dez dias a um centro de referência mundial de empreendedorismo.

Em Mato Grosso do Sul, dos 1.275 estudantes, divididos em mais de 200 equipes, que iniciaram a disputa em 2 de agosto, restam apenas 37, divididos em oito equipes: Cidok and Friends, Netos do Avô do Golão, Drada, Fênix MS, Galopa Lamparina, Yuuki, Os Pantaneiros e Tempestade Cerebral.

Das oito equipes finalistas, 27 estudantes moram em Campo Grande, nove em Dourados e um em Terenos. Na distribuição por instituição de ensino, 31 são alunos de cursos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), dois da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), dois da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), um da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (Uniderp) e um do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran).

O curso que conta com o maior número de finalistas na etapa estadual do Desafio Sebrae 2004 é o de Ciências da Computação com 16 participantes, seguido por Administração de Empresas e Jornalismo com cinco participantes cada, Educação Física com dois, e Ciências Contábeis, Administração Rural, Música, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Análise de Sistemas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e História, todos com um representante.

Entre os finalistas estão vários “veteranos” de Desafio Sebrae, como Antônio Marinho Costa Ferreira, aluno do quinto ano do curso de Administração de Empresas da UFMS em Dourados, que integra a equipe Cidok and Friends, que terminou em primeiro lugar nas etapas anteriores, com 89.93 pontos.

“No ano passado fomos vice-campeões estaduais do Desafio Sebrae. Terminamos atrás apenas dos Amigos do Gaúcho, que venceram no Estado e depois ganharam a final nacional. Em razão dessa experiência, a expectativa é vencer esse ano, e para isso estamos nós reunindo sempre, lendo muito o manual, e antes de tomarmos qualquer decisão, que é feita sempre em conjunto, calculamos todas as probabilidades de acerto”, revela.

Outra “veterana” do jogo virtual que também é finalista deste ano é Alice Signorini Feldens, aluna do terceiro ano do curso de Jornalismo da UFMS, em Campo Grande, que integra a equipe Fênix MS, que terminou as fases anteriores do Desafio na quarta colocação, com 87.05 pontos. Além da experiência, ela tem a “responsabilidade” de representar bem a família na competição, já que seu irmão, Ricardo Signorini Feldens, foi um dos integrantes da equipe Amigos do Gaúcho, que venceu o jogo em 2003.

“Esse ano o Desafio está mais difícil. Mais competitivo. No ano passado levamos a coisa meio que na brincadeira, mas em 2004 resolvermos jogar para valer. Estamos sempre nos reunindo para discutir sobre o jogo, e quando não podemos, por causa da correria, nos ligamos e decidimos tudo por telefone”, explica a competidora, completando que no início da disputa seu irmão chegou a dar algumas dicas, mas que sempre foi da equipe a tomada de decisões.

A interlocutora do Desafio Sebrae no Estado, Viviane Alderete, frisa que nessa etapa decisiva da fase estadual é que os competidores tem de se esforçar ainda mais para demonstrar seu “espírito empreendedor” desenvolvendo atitudes como persistência, comprometimento e iniciativa, pois a qualquer momento o jogo poderá se encerrar, e das oito finalistas, somente uma equipe representará o Estado na próxima fase.

“Não ocorre a divulgação antecipada da data da última rodada da decisão justamente para que os competidores fiquem o tempo todo atentos, como acontece na prática em uma empresa real, onde qualquer vacilo pode representar um grande prejuízo para o empreendedor”, explica Viviane.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)