Cassilândia, Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020

Últimas Notícias

24/01/2020 07:40

Com dificuldade de informar casos, 11 municípios não registram dengue

Secretário de Estado de Saúde reclama de subnotificações de dengue por parte das cidades

Campo Grande News

O registro zero de casos de dengue em 11 municípios de Mato Grosso do Sul é para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, indício de subnotificações por parte das prefeituras. No entanto, representantes de saúde dos municípios relatam problemas para inserir informações sobre a doença no sistema do Ministério da Saúde, o que compromete os registros feitos pelo Estado.

Resende afirma que assombra o fato de tantos municípios não repassarem dados para a Saúde. “Estão subnotificando. Não estão encaminhando. É tarefa deles. Eu estou fazendo um apelo. Alguma coisa está acontecendo. Eu espero que eles se comprometam a ter um olhar mais atento com essa questão, pois mais uma vez pode haver epidemia forte em Mato Grosso do Sul”, alertou.

Com quatro mortes por dengue desde o início de 2020, o Estado exige notificações precisas para adotar medidas de prevenção e destinação de insumos. Porém, durante palestra de técnicos do Ministério da Saúde, realizada na tarde desta quinta-feira, no auditório da Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do sul), representantes dos municípios relataram dificuldade em comunicar os casos de forma eletrônica.

O coordenador de Vetores, Fernando Brocco, do município de Ribas do Rio Pardos, distante 102 quilômetros de Campo Grande, afirma que os municípios já contabiliza 61 notificações de dengue, sendo 4 casos confirmados. O dado, no entanto, não consta no boletim da SES. “No sistema aparece como se a informação tivesse sido encaminhada”, relatou.

A dificuldade é para inserir os casos no Sinan (Sistema de Informação de Agravos e Notificações), utilizado para contabilizar e investigar os casos de doença. Brocco aproveitou a vinda a Capital para tirar dúvidas quanto a possíveis problemas técnicos no momento de fazer o registro.

Notificações - De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), nenhum caso de dengue foi registrado nos municípios de Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bodoquena, Camapuã, Glória de Dourados, Japorão, Jaraguari, Jateí, Jutí, Ribas do Rio Pardo e Taquarussu.

Os outros 68 municípios já registram casos, sendo que 17 já estão em situação de epidemia, ou seja, com mais de 300 notificações para cada 100 mil habitantes . As cidades com alta incidência são Alcinópolis, Sete Quedas, Caracol, Novo Horizonte do Sul, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste, Jardim, Bonito, Cassilândia, Brasilândia, Corumbá, Bataguassu, Sonora, Costa Rica, Deodápolis, Itaporã e Rio Verde.

Mortes foram registradas nos municípios de Corumbá, Sete Quedas, Campo Grande e Cassilândia. Para Geraldo Resende, o que preocupa é o fato de apenas uma das vítimas ter comorbidade, ou seja, doença anterior a dengue.

Ao todo foram notificados 3.195 casos de dengue no Estado, sendo que 621 foram confirmados. No ano passado, as notificações chegaram a mais de 72 mil. casos da doença, entre 1° e 22 de janeiro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 21 de Fevereiro de 2020
Quinta, 20 de Fevereiro de 2020
Quarta, 19 de Fevereiro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)