Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Colômbia anuncia prisão de um dos líderes das Farc

Agência Brasil/ Renata Giraldi - 09 de setembro de 2010 - 07:45

A Polícia Nacional da Colômbia anunciou a prisão de José Hoyos del Carmen Macías, principal líder de uma das frentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Hoyos, conhecido como El Guajiro, era monitorado nos últimos dias e foi capturado na região de Sabana de Torres. As informações são da própria Polícia Nacional colombiana.

Hoyos ficou mais de 16 anos na guerrilha e era apontado como confidente de José Lisandro Lascarro, chamado de Pastor Alape, além de ser considerado um dos mentores intelectuais da guerrilha. De acordo com as investigações, El Guajiro era o especialista das Farc em explosões em propriedades.

A Polícia Nacional informou que Hoyos é acusado de liderar rebeliões e recrutar jovens em escolas de áreas isoladas – nos municípios de Sabana de Torres, Rio Negro, Lebrija e El Playon.

De acordo com informações de Setor de Inteligência, os recrutados eram treinados para a confecção de explosivos e treinamento em táticas de combate.

O governo da Colômbia move uma série de processos contra Hoyos por terrorismo e extorsão. A busca por ele motivou a oferta de recompensa em dinheiro para quem prestasse informações. Segundo investigações recentes, Hoyos organizava ataques contra as forças de segurança e a área de infraestrutura de petróleo no Leste do país.

Edição: Talita Cavalcante

SIGA-NOS NO Google News