Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/06/2014 13:00

Classe empresarial argumenta e prefeito interrompe tombamento de canteiros

Assessoria de imprensa

O projeto de tombamento dos canteiros centrais da Avenida Afonso Pena, principal via da Capital, foi suspenso temporariamente. A decisão foi tomada ontem (23), pelo Prefeito Gilmar Olarte a pedido da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Conselho do Comércio do Centro e Conselho Comunitário de Segurança da região Central, que explicaram os prejuízos ao desenvolvimento da cidade e também à classe empresarial da região central.

Com o tombamento, a construção de corredores de ônibus nos canteiros centrais seria repassada para a lateral direita da avenida, o que reduziria cerca de 800 vagas de estacionamento de ponta a ponta da via. As obras seriam feitas com o recurso do governo federal, R$ 180 milhões advindos do PAC da Mobilidade.

Na reunião, Olarte se mostrou contrário ao “engessamento” dos canteiros. “A quem interessa esse jardim vitalício? A quem interessa o enfraquecimento do centro?”, questionou o prefeito. “Vamos segurar esse projeto, revisar e conversar novamente. Depois articularemos com o Ministério Público para retificar”, completou.

Presidente da ACICG, João Carlos Polidoro esclareceu que a classe empresarial não é contrária ao tombamento das árvores da Afonso Pena e sim à totalidade do canteiro. “O prefeito já se mostrou sensível à causa e compartilha de nossa opinião. Não podemos sacrificar ainda mais os empresários do Centro,” disse.

O assunto foi levantado pelo primeiro-secretario da ACICG, Roberto Oshiro, na audiência pública do último dia 18, na Câmara de Vereadores de Campo Grande, que abordou as demandas do Centro da Capital. “Alertamos para a comunidade presente no evento os impactos que essa ação teria para o comércio. Também é importante ressaltar que o tombamento impossibilitará o alargamento da Afonso Pena, futuramente”, disse Oshiro.

Os problemas que a falta de vagas de estacionamento está provocando ao comércio foram frequentemente debatidos no encontro com o prefeito. “Vemos que a padronização aplicada na Dom Aquino, proposta por administração anterior, provocou a morte de vários estabelecimentos no local. Basta passar pela rua para ver placas de vende-se e aluga-se”, ressaltou o presidente Conselho Comunitário de Segurança da Região Central, Adeilaido Luiz Spinosa Vila.

A questão trouxe à tona, novamente, a necessidade de soluções para a falta de estacionamento na região. O prefeito mencionou que possui um modelo espanhol de estacionamento subterrâneo que ainda está sendo analisado.

Polidoro também retomou a sugestão do projeto proposto pela entidade. “A ideia é utilizar do estacionamento da Feira Central para que empresários e trabalhadores do comércio desafoguem a área do centro, assim a Prefeitura criaria um transporte coletivo para levar ao centro quem fizesse uso da nova área”, revelou. O sistema contemplaria também consumidores da região.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)