Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cidades com até 20 mil habitantes têm 40% de analfabetos

Cristiane Ribeiro / ABr - 29 de dezembro de 2004 - 13:11

O índice de pessoas com menos de quatro anos de estudo, o chamado analfabetismo funcional, atinge 40% da população dos municípios brasileiros que têm até 20 mil habitantes. De acordo com a pesquisa Indicadores Sociais Municipais, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos municípios menos populosos quase metade da população não tem sequer o antigo primário completo, enquanto nos municípios com mais de 500 mil habitantes 15,6% da população não terminaram o ensino fundamental.

Para a pesquisadora do IBGE, Bárbara Soares, nesses municípios há menor oferta de serviços de educação. "Em geral, os municípios menores oferecem apenas o ensino fundamental, obrigando o jovem a se deslocar para outro município a fim de continuar estudando. Infelizmente, muitos deles acabam desistindo de estudar devido à dificuldade e mesmo sem instrução vão enfrentar o mercado de trabalho", explicou.

Também nos municípios menos populosos, a defasagem escolar é maior. A média nacional de anos de estudo, que deveria ser de oito, período necessário para a conclusão do ensino fundamental, só foi atingida aos 18 anos no sudeste e no sul do país. Nos municípios pequenos, a média de anos de estudo variou entre 4,4 e 4,9. Nos municípios com mais de 100 mil habitantes, esta média ficou entre 5,5 e 5,6 anos.

SIGA-NOS NO Google News