Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/12/2004 13:11

Cidades com até 20 mil habitantes têm 40% de analfabetos

Cristiane Ribeiro / ABr

O índice de pessoas com menos de quatro anos de estudo, o chamado analfabetismo funcional, atinge 40% da população dos municípios brasileiros que têm até 20 mil habitantes. De acordo com a pesquisa Indicadores Sociais Municipais, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos municípios menos populosos quase metade da população não tem sequer o antigo primário completo, enquanto nos municípios com mais de 500 mil habitantes 15,6% da população não terminaram o ensino fundamental.

Para a pesquisadora do IBGE, Bárbara Soares, nesses municípios há menor oferta de serviços de educação. "Em geral, os municípios menores oferecem apenas o ensino fundamental, obrigando o jovem a se deslocar para outro município a fim de continuar estudando. Infelizmente, muitos deles acabam desistindo de estudar devido à dificuldade e mesmo sem instrução vão enfrentar o mercado de trabalho", explicou.

Também nos municípios menos populosos, a defasagem escolar é maior. A média nacional de anos de estudo, que deveria ser de oito, período necessário para a conclusão do ensino fundamental, só foi atingida aos 18 anos no sudeste e no sul do país. Nos municípios pequenos, a média de anos de estudo variou entre 4,4 e 4,9. Nos municípios com mais de 100 mil habitantes, esta média ficou entre 5,5 e 5,6 anos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)