Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chuvas trazem prejuízos a lavoura em Chapadão do Sul

Jovem Sulnews/PX - 03 de dezembro de 2008 - 15:57

A chuva forte que caiu nesta terça-feira (2) na cidade de Chapadão do Sul trouxe prejuízos e preocupação para os agricultores da região do Rio Pasto Ruim, já que as águas acabaram inundando a estrada e as lavouras da zona rural do município.

Essa era uma velha preocupação dos produtores que foi confirmada com a chuva de ontem. O problema acontece também porque para construir e reformar a estrada rural, que dá acesso à região do Pasto Ruim, foram construídas caixas de empréstimo, que até recentemente funcionavam como piscinas de retenção da água que vem da cidade. Para preservar a estrada, a prefeitura fez desaguadouros para as caixas de empréstimos, porém com a chegada da enxurrada vinda da área urbana, as caixas de empréstimo transbordam e inundam a estrada e lavouras da região.

Outro problema também é que a enxurrada também acaba levando o lixo da cidade para os campos, o que faz com que as lavouras fiquem entulhadas, além do leito do rio ficar contaminado.

Preocupados com a situação, os produtores da região conseguiram uma audiência com o promotor do meio ambiente e com o prefeito para discutir o assunto.

Há também um Comitê Gestor, formado por agricultores da região para coordenar projetos de conservação na bacia hidrográfica do Rio Pasto Ruim De acordo com o produtor rural José Pompilio Silva, presidente do comitê, o maior problema para conservação e recuperação do Rio Pasto Ruim é a cidade de Chapadão do Sul.

Os produtores alegam que estão fazendo sua parte, já que praticam o plantio direto e atenderam ao chamado do Ministério Público para desenvolver projetos ambientais na região. Agora, eles esperam providências da prefeitura para solucionar o problema de desaguamento das águas das chuvas.

Para discutir a situação, há uma Audiência Pública marcada para o dia 18 de fevereiro do ano que vem, quando o assunto será discutido com a população da cidade, autoridades produtores rurais.

SIGA-NOS NO Google News