Cassilândia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

18/05/2004 14:00

Chineses querem conhecer melhor o Brasil

Edla Lula/ABr

O Bei Zhan Jiu Chang, teatro com capacidade para 2.500 pessoas, estará aberto ao samba brasileiro nos dias 25 e 26, dentro do Meeting in Beijing, maior festival de artes da China. Os sambistas do Rio de Janeiro, que virão a Pequim graças a parceria entre o ministério da Cultura chinês e a prefeitura da cidade, darão uma demonstração de como funciona uma escola de samba, com direito a mestre-sala e porta-bandeira. O carnavalesco Mário Borriello é o coreógrafo do grupo, composto por dançarinos de várias escolas cariocas que, além do samba, dançarão capoeira e maculelê.

Mas não apenas carnaval e futebol atraem os chineses. “Está cada vez maior o interesse deles pela cultura brasileira em geral”, salienta a responsável pelo Departamento de Cultura da embaixada do Brasil na China, Maria Lúcia Verdi. No ano passado, durante o Festival de Cinema Brasileiro, cerca de 700 pessoas foram ver, por dia, filmes como "Eu Tu Eles", "Santo Forte", "Castelo Ra Tim Bum" e "Auto da Compadecida". Outros longas-metragens como “Central do Brasil” e “O que é isso, companheiro” já faziam sucesso e estão nas locadoras em DVD. Também chegam aqui "Cidade de Deus" e, pelo circuito da pirataria, filmes de apelo sexual e com cenas de violência, proibidos pelo governo local.

Universidade

Devido às limitações para a exibição de filmes de ficção, as TVs chinesas possuem grande interesse por documentários. De acordo com Maria Lúcia Verdi, 12 canais de TV a cabo já fizeram contato com a embaixada em busca de documentários. “É um enorme campo de divulgação da produção de documentários brasileiros”, comenta. Maria Lúcia acrescenta que o maior campo de interesse está relacionado aos temas ambientais e de desenvolvimento sustentado. “Eles querem saber como o Brasil lida com esses assuntos”.

Neste ano em que se comemora o 30º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e China, uma intensa programação está sendo organizada para apresentar o povo brasileiro aos chineses. Uma delas é a inauguração no dia 25, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Núcleo de Estudos Brasileiros na Universidade de Pequim.

A responsável pelo Departamento de Cultura da embaixada brasileira explica que o Núcleo será um ponto de encontro para todos os que se interessem pelo Brasil. "É um espaço multimídia, onde serão disponibilizadas informações que vão desde o aprendizado da língua até cultura, negócios e comportamento”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 22 de Outubro de 2017
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)