Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/05/2004 14:00

Chineses querem conhecer melhor o Brasil

Edla Lula/ABr

O Bei Zhan Jiu Chang, teatro com capacidade para 2.500 pessoas, estará aberto ao samba brasileiro nos dias 25 e 26, dentro do Meeting in Beijing, maior festival de artes da China. Os sambistas do Rio de Janeiro, que virão a Pequim graças a parceria entre o ministério da Cultura chinês e a prefeitura da cidade, darão uma demonstração de como funciona uma escola de samba, com direito a mestre-sala e porta-bandeira. O carnavalesco Mário Borriello é o coreógrafo do grupo, composto por dançarinos de várias escolas cariocas que, além do samba, dançarão capoeira e maculelê.

Mas não apenas carnaval e futebol atraem os chineses. “Está cada vez maior o interesse deles pela cultura brasileira em geral”, salienta a responsável pelo Departamento de Cultura da embaixada do Brasil na China, Maria Lúcia Verdi. No ano passado, durante o Festival de Cinema Brasileiro, cerca de 700 pessoas foram ver, por dia, filmes como "Eu Tu Eles", "Santo Forte", "Castelo Ra Tim Bum" e "Auto da Compadecida". Outros longas-metragens como “Central do Brasil” e “O que é isso, companheiro” já faziam sucesso e estão nas locadoras em DVD. Também chegam aqui "Cidade de Deus" e, pelo circuito da pirataria, filmes de apelo sexual e com cenas de violência, proibidos pelo governo local.

Universidade

Devido às limitações para a exibição de filmes de ficção, as TVs chinesas possuem grande interesse por documentários. De acordo com Maria Lúcia Verdi, 12 canais de TV a cabo já fizeram contato com a embaixada em busca de documentários. “É um enorme campo de divulgação da produção de documentários brasileiros”, comenta. Maria Lúcia acrescenta que o maior campo de interesse está relacionado aos temas ambientais e de desenvolvimento sustentado. “Eles querem saber como o Brasil lida com esses assuntos”.

Neste ano em que se comemora o 30º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e China, uma intensa programação está sendo organizada para apresentar o povo brasileiro aos chineses. Uma delas é a inauguração no dia 25, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Núcleo de Estudos Brasileiros na Universidade de Pequim.

A responsável pelo Departamento de Cultura da embaixada brasileira explica que o Núcleo será um ponto de encontro para todos os que se interessem pelo Brasil. "É um espaço multimídia, onde serão disponibilizadas informações que vão desde o aprendizado da língua até cultura, negócios e comportamento”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)