Cassilândia, Quinta-feira, 22 de Junho de 2017

Últimas Notícias

12/08/2005 09:58

Centro do Couro-MS tem novo Conselho

Senai

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (SENAI-MS), Jaime Verruck, foi eleito no dia 9 de agosto para presidir o Conselho Consultivo do Centro de Tecnologia do Couro.

O vice-presidente será o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte, Rafael Oliveira Alves. O novo Conselho vai direcionar as ações do CTC-MS no biênio 2005/2007.

O Centro do Couro foi inaugurado em outubro de 2004, nas dependências da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. Primeira do gênero no Centro-Oeste do País, a unidade é uma instituição privada, constituída por diversos parceiros. Segundo o coordenador técnico do CTC, Edson Espíndola Cardoso, sua equipe está preparada para trabalhar com o couro bovino e de outras espécies, como capivara, avestruz, chinchila, jacaré, peixe e rã.

LABORATÓRIOS – O Centro tem um laboratório de curtimento do couro e uma estação de tratamento de água. Ainda em fase de construção, quatro laboratórios atenderão às áreas de acabamento, onde serão usadas técnicas para raspar, tratar e pintar o couro; físico-química, que vai garantir a certificação do couro; físico-mecânica, que irá medir a resistência do couro; e biotecnologia, ainda inédita no Brasil. Nesse, serão desenvolvidas técnicas e pesquisas para o aproveitamento da proteína do couro em alimentos e da queratina na medicina e em cosméticos.

Mato Grosso do Sul possui o maior rebanho bovino do País. Em 2003, eram 69,9 milhões de cabeças no estado. Segundo Cardoso, o país produz 35,5 milhões de peças de couro bovino por ano. Desse total, 80% é vendido na forma básica, ou wet blue. “O grande negócio”, segundo Cardoso, “é vender o couro acabado”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 22 de Junho de 2017
10:00
Receita do Dia
Quarta, 21 de Junho de 2017
09:40
O questionamento é da defesa do Governador de MS
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)