Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Centro do Couro-MS tem novo Conselho

Senai - 12 de agosto de 2005 - 09:58

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (SENAI-MS), Jaime Verruck, foi eleito no dia 9 de agosto para presidir o Conselho Consultivo do Centro de Tecnologia do Couro.

O vice-presidente será o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte, Rafael Oliveira Alves. O novo Conselho vai direcionar as ações do CTC-MS no biênio 2005/2007.

O Centro do Couro foi inaugurado em outubro de 2004, nas dependências da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. Primeira do gênero no Centro-Oeste do País, a unidade é uma instituição privada, constituída por diversos parceiros. Segundo o coordenador técnico do CTC, Edson Espíndola Cardoso, sua equipe está preparada para trabalhar com o couro bovino e de outras espécies, como capivara, avestruz, chinchila, jacaré, peixe e rã.

LABORATÓRIOS – O Centro tem um laboratório de curtimento do couro e uma estação de tratamento de água. Ainda em fase de construção, quatro laboratórios atenderão às áreas de acabamento, onde serão usadas técnicas para raspar, tratar e pintar o couro; físico-química, que vai garantir a certificação do couro; físico-mecânica, que irá medir a resistência do couro; e biotecnologia, ainda inédita no Brasil. Nesse, serão desenvolvidas técnicas e pesquisas para o aproveitamento da proteína do couro em alimentos e da queratina na medicina e em cosméticos.

Mato Grosso do Sul possui o maior rebanho bovino do País. Em 2003, eram 69,9 milhões de cabeças no estado. Segundo Cardoso, o país produz 35,5 milhões de peças de couro bovino por ano. Desse total, 80% é vendido na forma básica, ou wet blue. “O grande negócio”, segundo Cardoso, “é vender o couro acabado”.

SIGA-NOS NO Google News