Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/08/2005 09:58

Centro do Couro-MS tem novo Conselho

Senai

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (SENAI-MS), Jaime Verruck, foi eleito no dia 9 de agosto para presidir o Conselho Consultivo do Centro de Tecnologia do Couro.

O vice-presidente será o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte, Rafael Oliveira Alves. O novo Conselho vai direcionar as ações do CTC-MS no biênio 2005/2007.

O Centro do Couro foi inaugurado em outubro de 2004, nas dependências da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. Primeira do gênero no Centro-Oeste do País, a unidade é uma instituição privada, constituída por diversos parceiros. Segundo o coordenador técnico do CTC, Edson Espíndola Cardoso, sua equipe está preparada para trabalhar com o couro bovino e de outras espécies, como capivara, avestruz, chinchila, jacaré, peixe e rã.

LABORATÓRIOS – O Centro tem um laboratório de curtimento do couro e uma estação de tratamento de água. Ainda em fase de construção, quatro laboratórios atenderão às áreas de acabamento, onde serão usadas técnicas para raspar, tratar e pintar o couro; físico-química, que vai garantir a certificação do couro; físico-mecânica, que irá medir a resistência do couro; e biotecnologia, ainda inédita no Brasil. Nesse, serão desenvolvidas técnicas e pesquisas para o aproveitamento da proteína do couro em alimentos e da queratina na medicina e em cosméticos.

Mato Grosso do Sul possui o maior rebanho bovino do País. Em 2003, eram 69,9 milhões de cabeças no estado. Segundo Cardoso, o país produz 35,5 milhões de peças de couro bovino por ano. Desse total, 80% é vendido na forma básica, ou wet blue. “O grande negócio”, segundo Cardoso, “é vender o couro acabado”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)