Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Catarata pode estar associada à depressão

Agência Notisa - 26 de janeiro de 2005 - 13:00

Pesquisa mostra que grande parte dos idosos que apresenta a doença desenvolve alterações emocionais que, após a cirurgia, são reduzidas significativamente.

A perda da capacidade visual é responsável por uma série de alterações emocionais e psicológicas que se caracterizam basicamente por desordens de ajustamento e depressões. Nos idosos, grupo no qual as dificuldades visuais se acentuam, esses problemas podem ser verificados com freqüência. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Uberaba feito com 23 pacientes com mais de 60 anos de idade portadores de catarata.

De acordo com artigo publicado na edição de setembro/outubro de 2004 dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, “as alterações emocionais geralmente são acompanhadas por incapacidades para as atividades do dia a dia”. Dessa forma, além de investigar a associação entre a presença de aspectos depressivos e a deficiência visual no idoso com catarata, avaliando o impacto da melhora da visão nas alterações depressivas, o trabalho teve como objetivo verificar a correlação entre déficit visual e alterações funcionais para atividades básicas diárias.

Os pesquisadores constataram que, antes da cirurgia de catarata, foram encontrados 11 pacientes com escores indicativos de depressão e, após a cirurgia, dez. Apesar da pequena variação eles verificaram que os níveis de depressão sofreram uma drástica redução: “encontramos diferença significativa na intensidade da escala de depressão no grupo após a melhora da visão, o que demonstra que a elevação da capacidade visual leva à melhora do quadro depressivo”.

Em relação à prática das atividades diárias, a equipe observou que todos os indivíduos eram independentes nas funções avaliadas tanto no período pré-operatório quanto no pós-operatório, o que poderia ser explicado pela necessidade de adaptação dos pacientes, independentemente da condição ocular.

De qualquer forma, os pesquisadores alertam para a importância do auxílio médico da recuperação física e mental dessas pessoas e para a necessidade de se ficar atento à associação entre doenças oculares e quadros depressivos: “a dificuldade visual encontrada nos idosos é fruto de um processo fisiológico com progressiva redução da reserva funcional que, embora geralmente camuflada nesta faixa etária, merece atenção diagnóstica e terapêutica proporcionando melhoria na qualidade de vida desses indivíduos”.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News