Cassilândia, Domingo, 20 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

19/08/2015 17:43

Castilho e Ilha Solteira perdem usinas hidrelétricas para o MS

Redação
Foto: Alexandre Souza/Folha da RegiãoFoto: Alexandre Souza/Folha da Região

O jornal Folha da Região, em matéria de autoria do jornalista Sérgio Teixeira, publicou matéria de interesse para Mato Grosso do Sul, em especial Três Lagoas e Selvíria. Leia: 

O governo federal deixou de reconhecer como paulistas as usinas hidrelétricas de Jupiá, em Castilho, e Ilha Solteira, no município de mesmo nome, ambas no rio Paraná. O MME (Ministério de Minas e Energia) publicou na quarta-feira (18) portaria no Diário Oficial que altera o Estado dos dois empreendimentos para o Mato Grosso do Sul. O risco de a mudança acontecer foi antecipado na semana passada pela Folha da Região.

A portaria que fez a alteração foi assinada pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Em junho, um despacho da União informando a relação das hidrelétricas que iriam a leilão mantinha São Paulo como sede de Jupiá e Ilha Solteira. No entanto, o documento foi revogado ontem, quando a nova lista trouxe Mato Grosso do Sul à frente das duas usinas.

Além da mudança de sede, a portaria também marcou o leilão das hidrelétricas para o final de outubro. Serão licitados seis lotes, sendo Ilha Solteira e Jupiá os dois empreendimentos com maior potência instalada de todo o grupo, com 3.444 MW (megawatts) e 1.551.2 MW, respectivamente. Até o fim da licitação, a Cesp (Companhia Energética de São Paulo) continua comandando essas usinas.

PROBLEMAS
Se a mudança for mantida, o estrago regional pode ser grande. O prefeito Joni Buzachero (PSDB), de Castilho, alertou que as duas alterações, se concretizadas, representarão "um colapso socioeconômico" para as duas Prefeituras. Segundo ele, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) da energia elétrica é a fonte principal de arrecadação do município.

Buzachero enviou ofícios a políticos paulistas, no final do mês passado, pedindo apoio para que a mudança não aconteça, o que, em contrapartida, beneficiaria os vizinhos Três Lagoas e Selvíria, que passariam a ser sedes fiscais. "Castilho suportou todos os ônus sociais e hoje possui população aqui radicada oriunda da época de construção dessa usina. Três Lagoas nunca suportou nenhum ônus social!", afirmou, no documento.

Procurado pela Folha, o MME não comentou quais foram os critérios para mudar o Estado fiscal das duas usinas. Por enquanto, a Secretaria de Energia do Estado de São Paulo também não se manifestou. Buzachero não retornou aos telefonemas da reportagem e Bento Carlos Sgarboza (DEM), prefeito de Ilha Solteira, não foi localizado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Agosto de 2017
Sábado, 19 de Agosto de 2017
20:38
Para o fim de semana
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Agosto de 2017
Quinta, 17 de Agosto de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)