Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândianews: o que foi destaque no dia 10/10/2003

10 de outubro de 2007 - 07:35

Leia as matérias que foram destaques no Cassilândianews, no dia 10 de outubro de 2003.

O time do Tocantinópolis está em Cassilândia

O time do Tocantinópolis(TO) chegou nesta madrugada em Cassilândia onde vai permanecer, até domingo, quando enfrenta a equipe da SERC- Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadense, no Chapadão do Sul, pelo mata-mata do Campeonato Brasileiro da Série C, no jogo de ida. Hoje o time, que está hospedado no Hotel Esplanada, vai treinar o Estádio da Serrinha.

Prefeitura de Cassilândia pode mudar horário
redação

A Prefeitura Municipal de Cassilândia poderá mudar o atendimento ao público a partir de segunda-feira. O prefeito, Jair Boni, informou que faltam ainda alguns detalhes para que a decisão seja tomada. O novo horário seria das 7:00 às 13:00 horas. O turno único tem por objetivo diminuir os custos.




Azeredo saúda inauguração de ponte

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) enalteceu a inauguração, neste sábado (11), da ponte de Porto Alencastro, sobre o rio Paranaíba, que vai ligar os estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Ele observou que a obra, iniciada quando ainda era governador de Minas, é de fundamental importância para a economia dos dois estados, já que servirá também para o escoamento de toda a produção.

Eduardo Azeredo informou que a ponte, classificada por ele como de integração, possui 662,7 metros de extensão e 16 metros de largura, e que ao todo foram investidos em sua construção R$ 124 milhões, dos quais 46% custeados pelos cofres do governo mineiro. O senador também congratulou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela liberação de recursos para a conclusão das obras.

O senador disse que a obra é uma antiga reivindicação do Pontal do Triângulo Mineiro, e que o contrato para execução da ponte foi assinado em 1993, entre o governo de Minas e a União. Em 1994, observou, a construção teve início, mas devido à falta de recursos foi paralisada por diversas vezes.


Conheça a ponte do Alencastro que vai ser inaugurada
Ana Nascimento/ABr


Após uma espera de mais de 25 anos, a cidade de`Paranaíba conseguir, finalmente, a almejada ligação com o vizinho estado de Minas Gerais, com travessia mais fácil do rio Paranaíba. A ponte no porto Alencastro, sibre o rio Paranaíba, ligando as cidades de Paranaíba (MS) e Carneirinho (MG), será a primeira obra concluída e inaugurada na administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A inauguração acontece às 10h deste sábado com presença do presidente Lula, dos governadores Zeca do PT (MS) e Aécio Neves (MG), do Ministro dos Transportes além de várias autoridades especialmente convidadas, virá facilitar enormemente a economia da região suprimindo, entre outras dificuldades, a morosidade hoje existente com a travessia através de balsas.

A ponte a ser inaugurada foi projetada em 1978, estando situada no quilômero 326 da rodovia BR-497, tendo 662 metros de vão com 16 de largura. As torres de sustentação dos estais medem 95 metros de altura. Seu vão livre é de 350 metros - o maior do Brasil- proporcionando facilidades à navegação, outro tipo de transporte de gande importância para a região.A obra é considerada um dos marcos da engenharia nacional e recebeu investimentos no valor de 126 milhões, 570 mil reais.

Na época de seu projeto inicial, a ponte Alencastro seria a primeira ponte "estaiada" do país, por ter sua estrutura sustentatada por hastes (estais) responsáveis por possibilitar o maior vão livre entre as pontes do país. Entretanto, como o início efetivo das obras ocorreu somente em 1995 tendo sofrido duas paralizações (em 1997 e em 1999), somente agora pode ser concluída e colocada à disposição do transporte.


Deputado quer a criação do Território do Pantanal
Waldemar Gonçalves Jr./Campo Grande News

O deputado federal Fernando Gabeira (sem partido) apresentou ontem na Câmara Federal o projeto solicitando a criação do Território Federal do Pantanal, que englobaria 17 municípios de Mato Grosso do Sul e cinco de Mato Grosso.
Gabeira sugere que seja convocado o plebiscito em todos os municípios dos dois Estados. O objetivo é saber se a população aprova ou rejeita a idéia de englobar toda a planície pantaneira do Brasil em uma área única.
Na opinião do parlamentar, o Pantanal foi artificialmente dividido com a separação do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. E, hoje, um movimento de prefeitos decidiu reunir o Pantanal numa unidade ecológica, política e cultural, "porque ele tem uma cultura importantíssima que queremos preservar".
Segundo justificou Gabeira, o Pantanal do Mato Grosso conta com cerca de 500 mil de habitantes e 200 mil quilômetros quadrados. "É uma região importantíssima para o Brasil, que pretendemos transformar num patrimônio da humanidade", disse.
O território seria formado pelos municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger, no Mato Grosso, além de Aquidauana, Bonito, Corumbá, Coxim, Jardim, Miranda, Porto Murtinho, Sonora, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Ladário, São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Rio Negro e Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.

O município de Cassilândia deve ser incluído
Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai anunciar até o fim do mês a primeira parte do programa que vai garantir luz elétrica e abastecimento de água em áreas rurais do país, e a produção de mamona como alternativa de fonte de energia. A informação é da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff. Ela informou que o Ministério está reestruturando o Programa de Desenvolvimento Energético dos Estados e Municípios (Prodeem), que no governo anterior enfrentou problemas com o cumprimento de algumas exigências do Tribunal de Contas da União (TCU). "Nós estamos revitalizando o programa. Vamos retomá-lo em outras bases", disse.

A ministra adiantou que dentro do programa de universalização da luz elétrica e abastecimento de água, o governo vai dar importância maior aos poços de água e bombas à base de energia fotovoltaica (dispositivo fotossensível em que uma tensão é gerada por um efeito fotelétrico interno). "Muitas vezes são lugares ermos. Temos um levantamento de que podemos ter em torno de 600 poços de água."

Dilma Rousseff esclareceu que a Petrobras, parceira no programa de universalização, vai reabrir poços de exploração onde foi encontrada água. Informou ainda que o Serviço Geológico Nacional, subordinado ao Ministério de Minas e Energia, está fazendo uma análise dos recursos hídricos do semi-árido para o desenvolvimento da política que o governo vai definir para o setor. Segundo informação do governo estadual, Cassilândia, que estava no Luz no Campo, deverá ser incluido no programa a ser anunciado.

Cristina Índio do Brasil





SIGA-NOS NO Google News