Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: saiu o nome da nova escola

07 de janeiro de 2005 - 13:54

Terminou hoje a enquete na Rádio Patriarca, a pedido dos colegiados do Marechal Rondon e CEC, que vão se unir, para saber qual o nome a ser dado a nova escola. Ouvidas 849 pessoas, venceu o nome da saudosa professora Hermelinda Barbosa Leal, com 43.94%; a profa. Sonia Formiga Muranaka, que faleceu no ano passado e ministrou aulas das duas escolas recebeu 41,74%; outra grande educadora de Cassilândia, uma das primeiras, também falecida, profa. Walkiria Romão Costa, teve 14,32%.
Durante a apuração na Rádio Patriarca, esteve presente a diretora Judite Costa, que por sinal é filha da profa. Walquiria. Ao receber o resultado disse que estava feliz, com o resultado e que seria encaminhado ofício à Secretaria Estadual de Ensino para informar da decisão, para que a escola passe a ter a denominação escolhida democráticamente.

Para que se conheça melhor quem foi da. Hermelinda, leia carta enviada por sua filha à nossa redação, antes da divulgação do resultado:

Girotto
Gostaria muito que esta informação que lhe trago fosse lida para a comunidade.
Desde já demonstramos a nossa satisfação e apreço com os três nomes indicados para identificar a escola em questão; todas, cidadãs que lutaram pela educação e pelo nosso município.
Só gostaríamos que todos soubessem que o terreno onde se localiza o CEC foi doado pelo sr. Sebastião Leal e as esposa Hermelina Barbosa Leal para a construção de escolas. Esta doação de caráter pessoal (com recursos próprios), foi escriturada em dezembro de 1948 no Cartório de Paranaiba; doação feita ao Estado já que Cassilândia tornou-se município sómente em 3/08/54.
Enquanto viva, minha mãe, Hermelina Leal, lutou para dar à escola o nome de meu pai, Sebastião Leal. Hoje, há um ano de seu falecimento, ficaríamos muito felizes com a justa homenagem de ter nesta escola o nome de Hermelina Barbosa Leal, primeira escrivã, professora, escritora-amante de Cassilândia (com dois livros publicados sobre a nossa história) e idealizadora deste projeto, já que doou o terreno para a "Construção do Saber"-Escola.
Obrigada pela oportunidade. Em nome de toda a família. Nilza Barbosa Leal Reis."

SIGA-NOS NO Google News