Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: processo digital chega à comarca

TJ/MS - 17 de dezembro de 2009 - 15:04

Desde o começo do mês começou a funcionar o processo digital no Juizado Especial Adjunto Cível e Criminal da Comarca de Cassilândia. A novidade foi possível com a implantação do SAJ PG5 em todas as varas da comarca.

Conforme Liriane Aparecida da Silva Nogueira, coordenadora de Sistemas de 1ª Instância, a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação levou duas semanas para implantar o SAJ-PG5, em conjunto com processo digital.

O treinamento teve duração de dez dias, de 1º a 10 de dezembro, e nesta semana está acontecendo o acompanhamento, que terá continuidade na primeira semana de janeiro, com a presença de um agente técnico de informática (ATI) que atua na própria comarca e com o reforço de um ATI de Aparecida do Taboado. “A princípio, os servidores sentiram aquela preocupação normal com a novidade, mas receberam com muito entusiamo a nova forma de trabalhar, foram extremamente dedicados no aprendizado e, considerando o curto espaço de tempo, já estão utilizando muito bem a nova ferramenta”.

Rogério Romero, analista judiciário da 1ª Vara Cível e Criminal de Cassilândia, informa que, pelo que já utilizou da nova versão até o presente momento, gostou muito das inovações. “Achei que as funções do sistema ficaram mais acessíveis e mais práticas ao uso, tendo em vista a concentração de funções em um só grupo - PG/Custas”.

De acordo com o chefe de cartório do Juizado Especial Adjunto da Comarca de Cassilândia, 55 processos já ingressaram de maneira digitalizada. Para o cartorário, a expectativa é que agilize os procedimentos e facilite para as partes o acesso ao processo, por ser on-line. Até o momento, dez processos que já estavam em andamento antes da implantação foram convertidos para o formato digital.

Houve paralisação no atendimento na semana do dia 30 de novembro a 04 de dezembro, nos períodos períodos matutino e noturno, para a implantação do SAJ-PG5. Uma equipe de seis servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação estiveram na primeira e segunda semanas, capacitando os servidores da comarca para dominarem a nova tecnologia e, na terceira semana, foram quatro servidores da STI. Além do treinamento, foram realizadas as configurações e ajustes referentes à migração e instalação do digital.

Atualizações - Com a migração dos dados para a versão mais atualizada do SAJ, são 24 comarcas usando o PG5. Nos juizados, a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 10ª e 11ª Varas dos Juizados de Campo Grande utilizam a nova versão, além da 1ª e 2ª Varas dos Juizados Especiais de Dourados; Juizado Especial de Três Lagoas; de Corumbá e agora também o Juizado de Cassilândia.

A previsão da Secretaria de Tecnologia da Informação é de que até julho de 2011, todas as comarcas estejam com essa versão. No início de fevereiro de 2010, está programado o início dos trabalhos da digitalização da vara de execução penal em Campo Grande.

SIGA-NOS NO Google News