Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilandense vai fazer a caminhada Santiago Compostela

30 de abril de 2008 - 11:30

O juiz Federal, dr. Adenir Pereira da Silva, vai ser o primeiro cassilandense a fazer a caminhada a Santiago Compostela, na Espanha. Deve ser em maio. Ele vai relatar toda a sua viagem, tanto para a Rádio Patriarca, como para o Cassilândianews. Atualmente, reside em São José do Rio Preto. Também vamos acompanhar os preparativos.

Conheça a história da caminhada

Tudo começou com Tiago, irmão de João, um dos doze apóstolos de Cristo, que saiu da Judéia para a Galícia, província romana naquela época. Depois de sete anos pregando o cristianismo, voltou à Judéia ( hoje Palestina ) , onde foi preso e decapitado por ordem do rei Herodes. Dois discípulos, Teodoro e Atanásio, levaram o corpo secretamente de volta à Galícia. Lá, seu corpo foi enterrado em um lugar chamado Libredunnum por volta do ano 44 da era cristã.

No ano 813, um velho ermitão viu luzes que pareciam descer do céu, como estrelas cadentes, sobre um local no campo. O ermitão constatou que no local ficava o túmulo do apóstolo. A notícia se espalhou e, após a construção de uma capela e um monastério próximos ao túmulo, a região se transformou em um dos mais importantes centros de peregrinação da cristandade.

O ponto final do caminho, longo e cheio de perigos, passou a se chamar Santiago do Campus Stellae ou Campo das Estrelas, origem do nome Compostela. Em 1135 surgiu a primeira obra escrita a ser convertida no principal guia para os peregrinos. O texto descrevia em minúcias os trechos do caminho e incluía dicas, como a forma de se vestir para a caminhada: todo peregrino deveria ter uma capa para se proteger do frio e da chuva, um chapéu de abas largas por causa do sol, um cajado – para apoio em subidas e para a defesa contra cães ferozes ou ataque de lobos – e conchas típicas do litoral da Galícia.

Essas conchas eram uma espécie de identificação do peregrino para a garantia de hospedagem pelo caminho. Hoje, ainda são um dos principais símbolos de Santiago de Compostela.(motoviagem.com.br/jp_compostela.htm)

SIGA-NOS NO Google News