Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilandense mora em Portugal e conta suas experiências

02 de fevereiro de 2011 - 10:00

A cassilandense Joana D\"Arc Pimenta reside em Portugal. Ela acompanha o dia-dia de Cassilândia pelo Cassilandianews e pela Rádio Patriarca. Participa dos programas, juntos com outros brasileiros residentes naquele país. O Cassilandianews convidou para que ela contasse as suas experiências, uma forma de auxiliar outros brasileiros que pretendem morar em outros países. Hoje, ela começa a sua narrativa. Leia.

Resolvi aceitar ao convite do Cassilandianews para escrever sobre minhas experiências em Portugal. Cheguei, pela primeira vez, em 6 de março de 2008. Vim direto para Lisboa e comecei a trabalhar em um salão de beleza de um brasileiro. Não foi uma boa experiência, porque vi coisas muito tristes. Conheci garotas(os) que os pais pagavam para estudar e aqui caiam na prostituição e drogas. Vi mães com fotografias de filhos procurando-os por aqui. Trabalhei com um cabelereiro aí no Brasil e o reencontrei em Lisboa. Era conceituadíssimo no Brasil. Pensávamos que vivia na Europa muito bem financeiramente. Estava em uma situação deplorável. Uma outra brasileira saiu linda e maravilhosa em um dia e no outro foi encontrada morta, num caixote de lixo. Uma cliente foi presa porque confiou no namorado. Ele escondeu sem ela saber drogas em seu quarto. Ele é português e está livre. Ela, brasileira e ilegal , está presa.

Fiquei um ano e um mês. Voltei para o Brasil triste e decepcionado com a vida na Europa. Achava até que os portugueses tinham preconceito contra os brasileiros. Estive na Rádio Patriarca e na revista Voga, quando contei.
Mas o tempo passou e vi que as dificuldades no Brasil estavam maiores que em Portugal, mesmo em crise.
Resolvi voltar e recomeçar de uma forma diferente. Fui trabalhar em um salão de beleza de portuguesas e nunca mais convivi com o outro lado da moeda. Na verdade estava no lugar errado. Hoje, tenho o respeito dos portugueses(as), sou reconhecida como profissional e tenho também trabalhado como auxiliar de geriatria, uma nova profissão no meu currículo. Tenho adorado Portugal. Sei que aquele mesmo mundo que vi no principio, ainda existe, mas nunca tinha convivido de perto e me assustou

Agora tenho inúmeros amigos portugueses e brasileiros,pessoas que estão lutando de verdade,trabalhando e sonhando em voltar pra casa. Aqui passamos por dificuldades talvez maiores que ai,mas a maioria esta aqui por opção e isso nos ajuda a superar a saudade.

Agora estou feliz, conseguindo concentrar os meus objetivos. Já conheci diversos lugarem em Portugal e na Espanha. O frio é intenso. Tenho pena dos menos favorecidos que vivem nas ruas, mas também tem o lado lindo: a neve.

Toda semana estarei com vocês contando as minhas experiências. Joana D’Arc.

SIGA-NOS NO Google News