Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/02/2011 10:00

Cassilandense mora em Portugal e conta suas experiências

A cassilandense Joana D\"Arc Pimenta reside em Portugal. Ela acompanha o dia-dia de Cassilândia pelo Cassilandianews e pela Rádio Patriarca. Participa dos programas, juntos com outros brasileiros residentes naquele país. O Cassilandianews convidou para que ela contasse as suas experiências, uma forma de auxiliar outros brasileiros que pretendem morar em outros países. Hoje, ela começa a sua narrativa. Leia.

Resolvi aceitar ao convite do Cassilandianews para escrever sobre minhas experiências em Portugal. Cheguei, pela primeira vez, em 6 de março de 2008. Vim direto para Lisboa e comecei a trabalhar em um salão de beleza de um brasileiro. Não foi uma boa experiência, porque vi coisas muito tristes. Conheci garotas(os) que os pais pagavam para estudar e aqui caiam na prostituição e drogas. Vi mães com fotografias de filhos procurando-os por aqui. Trabalhei com um cabelereiro aí no Brasil e o reencontrei em Lisboa. Era conceituadíssimo no Brasil. Pensávamos que vivia na Europa muito bem financeiramente. Estava em uma situação deplorável. Uma outra brasileira saiu linda e maravilhosa em um dia e no outro foi encontrada morta, num caixote de lixo. Uma cliente foi presa porque confiou no namorado. Ele escondeu sem ela saber drogas em seu quarto. Ele é português e está livre. Ela, brasileira e ilegal , está presa.

Fiquei um ano e um mês. Voltei para o Brasil triste e decepcionado com a vida na Europa. Achava até que os portugueses tinham preconceito contra os brasileiros. Estive na Rádio Patriarca e na revista Voga, quando contei.
Mas o tempo passou e vi que as dificuldades no Brasil estavam maiores que em Portugal, mesmo em crise.
Resolvi voltar e recomeçar de uma forma diferente. Fui trabalhar em um salão de beleza de portuguesas e nunca mais convivi com o outro lado da moeda. Na verdade estava no lugar errado. Hoje, tenho o respeito dos portugueses(as), sou reconhecida como profissional e tenho também trabalhado como auxiliar de geriatria, uma nova profissão no meu currículo. Tenho adorado Portugal. Sei que aquele mesmo mundo que vi no principio, ainda existe, mas nunca tinha convivido de perto e me assustou

Agora tenho inúmeros amigos portugueses e brasileiros,pessoas que estão lutando de verdade,trabalhando e sonhando em voltar pra casa. Aqui passamos por dificuldades talvez maiores que ai,mas a maioria esta aqui por opção e isso nos ajuda a superar a saudade.

Agora estou feliz, conseguindo concentrar os meus objetivos. Já conheci diversos lugarem em Portugal e na Espanha. O frio é intenso. Tenho pena dos menos favorecidos que vivem nas ruas, mas também tem o lado lindo: a neve.

Toda semana estarei com vocês contando as minhas experiências. Joana D’Arc.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)