Cassilândia, Domingo, 09 de Agosto de 2020

Últimas Notícias

28/07/2020 07:25

Cassilandense, hoje enfermeira e vereadora em Aporé foi destaque no JN da Globo

O que é o telePSI?

Redação
Foto: reproduçãoFoto: reprodução

A cassilandense Karina Barbosa há alguns anos transferiu residência para o Aporé. Atualmente é vereadora naquela municipio goiano e enfermeira. Ontem, foi destaque no Jornal Nacional da Rede Globo na matéria sobre o TelePSI, um serviço criado pelo Ministério da Saúde para dar suporte psicológico a quem está no combate à Covid-19.

Leia como foi a reportagem:

Um serviço de atendimento pela internet tem dado apoio psicológico aos profissionais de saúde.

São 12 anos de enfermagem. Mas quando o coronavírus chegou ao hospital onde a Karina trabalha, em Aporé, no interior de Goiás, ela entrou em pânico.

“O meu medo não era de morrer, mas de contaminar pessoas próximas da gente. Eu queria chorar. Várias vezes cheguei em casa, com o meu esposo, e falei para ele que eu ia me afastar do serviço, que não dava”, conta a enfermeira Karina Barbosa.

Foi aí que ela conheceu o TelePSI, um serviço criado pelo Ministério da Saúde para dar suporte psicológico a quem está no combate à Covid-19. Psicólogos e psiquiatras treinados pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre atendem de graça pela internet.

“Nós temos terapeutas que atendem pessoas em vários locais do Brasil, e atendem pessoas em locais que não têm psiquiatra, não têm psicólogo. Poder dar um acesso a um tratamento para essas pessoas, nesses locais, dá uma gratificação muito grande”, afirma Carolina Blaya, coordenadora adjunta do TelePSI.

O serviço começou há quatro meses e já atendeu a mais de 400 pessoas.

De acordo com os pesquisadores, metade dos profissionais da saúde atendidos até agora apresentou melhora dos quadros de ansiedade e depressão. Nos casos em que os sintomas continuam, mesmo depois do fim da terapia, os pacientes são encaminhados para atendimento presencial, nas cidades ondem moram.

“Se não fosse essa ajuda que eu tive, eu teria pedido afastamento do meu serviço. Mas hoje, graças a deus, eu consigo lidar com as emoções”, diz Karina.

O Ministério da Saúde quer manter o serviço até setembro, e vai abrir o atendimento para professores e agentes de segurança pública.

“Eles não estão, por exemplo, no atendimento da UTI com pacientes graves, mas estão mantendo seus trabalhos em função das nossas necessidades, inclusive de segurança, de proteção das cidades. Eles estão na linha de frente da mesma forma e essas pessoas também têm toda uma angústia, uma ansiedade, um medo de adoecimento, de se contaminar e contaminar sua família”, explica Maria Dilma Teodoro, diretora de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

Ester trabalha em uma UTI Covid em Juiz de Fora, Minas Gerais. Procurou o TelePSI porque se sentia frustrada cada vez que perdia um paciente. Ela fez um mês de terapia.

“Os sentimentos que eu tinha diminuíram muito mesmo. Um exemplo que ela me deu, que eu vou levar para vida, é que primeiro você tem que cuidar do seu psicológico e do seu físico, para depois conseguir lidar com os seus pacientes, para você conseguir ter força para poder ajudar no que eles precisam”, diz a técnica em enfermagem Ester Celina dos Santos.

Fonte: Jornal Nacional, da Rede Globo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 09 de Agosto de 2020
Sábado, 08 de Agosto de 2020
11:20
Paulistão 2020 - O caminho até a final
11:10
Paulistão 2020 - O caminho até a final
10:20
Cassilândia
Sexta, 07 de Agosto de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)