Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilandense, hoje enfermeira e vereadora em Aporé foi destaque no JN da Globo

O que é o telePSI?

Redação - 28 de julho de 2020 - 07:25

Foto: reprodução
Foto: reprodução

A cassilandense Karina Barbosa há alguns anos transferiu residência para o Aporé. Atualmente é vereadora naquela municipio goiano e enfermeira. Ontem, foi destaque no Jornal Nacional da Rede Globo na matéria sobre o TelePSI, um serviço criado pelo Ministério da Saúde para dar suporte psicológico a quem está no combate à Covid-19.

Leia como foi a reportagem:

Um serviço de atendimento pela internet tem dado apoio psicológico aos profissionais de saúde.

São 12 anos de enfermagem. Mas quando o coronavírus chegou ao hospital onde a Karina trabalha, em Aporé, no interior de Goiás, ela entrou em pânico.

“O meu medo não era de morrer, mas de contaminar pessoas próximas da gente. Eu queria chorar. Várias vezes cheguei em casa, com o meu esposo, e falei para ele que eu ia me afastar do serviço, que não dava”, conta a enfermeira Karina Barbosa.

Foi aí que ela conheceu o TelePSI, um serviço criado pelo Ministério da Saúde para dar suporte psicológico a quem está no combate à Covid-19. Psicólogos e psiquiatras treinados pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre atendem de graça pela internet.

“Nós temos terapeutas que atendem pessoas em vários locais do Brasil, e atendem pessoas em locais que não têm psiquiatra, não têm psicólogo. Poder dar um acesso a um tratamento para essas pessoas, nesses locais, dá uma gratificação muito grande”, afirma Carolina Blaya, coordenadora adjunta do TelePSI.

O serviço começou há quatro meses e já atendeu a mais de 400 pessoas.

De acordo com os pesquisadores, metade dos profissionais da saúde atendidos até agora apresentou melhora dos quadros de ansiedade e depressão. Nos casos em que os sintomas continuam, mesmo depois do fim da terapia, os pacientes são encaminhados para atendimento presencial, nas cidades ondem moram.

“Se não fosse essa ajuda que eu tive, eu teria pedido afastamento do meu serviço. Mas hoje, graças a deus, eu consigo lidar com as emoções”, diz Karina.

O Ministério da Saúde quer manter o serviço até setembro, e vai abrir o atendimento para professores e agentes de segurança pública.

“Eles não estão, por exemplo, no atendimento da UTI com pacientes graves, mas estão mantendo seus trabalhos em função das nossas necessidades, inclusive de segurança, de proteção das cidades. Eles estão na linha de frente da mesma forma e essas pessoas também têm toda uma angústia, uma ansiedade, um medo de adoecimento, de se contaminar e contaminar sua família”, explica Maria Dilma Teodoro, diretora de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

Ester trabalha em uma UTI Covid em Juiz de Fora, Minas Gerais. Procurou o TelePSI porque se sentia frustrada cada vez que perdia um paciente. Ela fez um mês de terapia.

“Os sentimentos que eu tinha diminuíram muito mesmo. Um exemplo que ela me deu, que eu vou levar para vida, é que primeiro você tem que cuidar do seu psicológico e do seu físico, para depois conseguir lidar com os seus pacientes, para você conseguir ter força para poder ajudar no que eles precisam”, diz a técnica em enfermagem Ester Celina dos Santos.

Fonte: Jornal Nacional, da Rede Globo

SIGA-NOS NO Google News