Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Casos de mal de Chagas chegam a 19 em Santa Catarina

Bruna Vieira/ABr - 22 de março de 2005 - 09:25

Dezenove pessoas foram contaminadas pela doença de Chagas em Santa Catarina e três delas morreram. Além disso, existem mais nove casos suspeitos. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, o surto da doença começou no início deste mês. Apesar de a doença ser normalmente transmitida pela picada do inseto conhecido como barbeiro, a suspeita é de que a infecção tenha ocorrido pela ingestão de caldo de cana.

A venda do caldo de cana foi proibida em todo o estado. Até agora, só havia relatos de transmissão do protozoário pela ingestão de alimentos nos estados do Rio Grande do Sul, Paraíba e Pará.

Segundo o diretor estadual da Vigilância Epidemiológica, Luís Antônio Silva, a bebida pode ter sido contaminada com as fezes do animal ou então o próprio inseto foi moído junto com a cana. "Todas as pessoas que beberam caldo de cana a partir do dia 1º de fevereiro deste ano, nos municípios de Itapema, Balneário Camboriu, Camboriu, Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras, Barra Velha, Araquari, Garuva, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Itapoá e Joinville devem procurar os postos de saúde para fazer exames de sangue", afirmou Luís Antônio.

Existem entre 2 e 3 milhões de pessoas infectadas com a doença de Chagas no País. A doença, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, não se propaga de pessoa para pessoa, exceto por transfusão de sangue ou de mãe para filho durante a gravidez. Os sintomas são febre, mal-estar, dor de cabeça, alterações cardíacas leves e inchaço nos olhos. Muitos pacientes podem passar um longo período sem apresentar manifestação da doença, embora sejam portadores do protozoário. Não existe vacina para prevenir a doença.

O Ministério da Saúde emitiu hoje nota técnica para todas as secretarias estaduais de Saúde, inclusive para as dos países que integram o Mercosul, para que fiquem em estado de alerta com a doença de Chagas.

SIGA-NOS NO Google News