Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Caso Caron: advogada contraiu infecção após cirurgia

TJGO - 27 de novembro de 2007 - 18:32

Inquirido hoje (27) pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 1ª Vara Criminal de Goiânia, o médico Franco Carvazan Machado, que foi chamado às pressas para socorrer a advogada Janet Virgínia Novais Falleiros após uma lipoaspiração a que ela havia se submetido com o ex-médico Denísio Marcelo Caron, disse que, ao examiná-la, percebeu que ela estava com várias perfurações nas pernas, costas e nádegas. “Não sei, contudo, se na lipoaspiração a cânula adentrou por um ou mais orifícios”, destacou. Carvazan estava fazendo uma endoscopia quando foi chamado pelo anestesista José Urbano – sogro da vítima – para, juntamente com os médicos José Eduardo Mekedessi e Sérgio Teruaki, e a instrumentadora Elaine Alves Guimarães, formar uma equipe para atender Janet.

Segundo Carvazan, a vítima havia feito a lipoaspiração numa sexta-feira e foi atendida pela equipe na segunda-feira, quando foi constatado que já estava com infecção generalizada. “Percebemos múltiplas perfurações no intestino delgado. Quando a examinamos na presença de Caron, vimos o que parecia ser uma pequena hérnia umbilical. Nessa ocasião ele (Caron) disse que acreditava ter perfurado a Janet naquela região”, comentou, acrescentando que sua participação no episódio limitou-se a esse “exame médico rápido”.

Também ouvido pelo juiz, Sérgio Teruaki não acrescentou nada ao processo. Por sua vez, a instrumentadora Elaine, também sem muitas novidades, afirmou que chegou a participar de “três ou quatro” cirurgias de lipoaspiração realizadas por Caron sendo que não soube, quanto a essas, de nenhuma intercorrência. Ela também não soube informar se, na época em que atuou com ele, Caron era ou não muito requisitado para fazer cirurgias plásticas. “Sei que ele havia acabado de chegar de São Paulo e ninguém comentava muito sobre ele porque havia chegado recentemente”, salientou.

Carvazan, Teruaki e Elaine eram as últimas testemunhas da ação penal movida contra Caron pela morte Janet. Jesseir Coelho deverá, nos próximos dias, apreciar pedido feito pela defesa para que seja expedido ofício à Associação Brasileira de Medicina Legal determinando a indicação de junta médica pericial para realização de laudos periciais e pareceres a respeito dos procedimentos médicos realizados na vítima.

Janet morreu em 14 de janeiro de 2001. Concunhada de Caron, a vítima havia se submetido a uma lipoaspiração com ele em 5 de janeiro daquele ano. Durante o procedimento, o então cirurgião plástico perfurou o intestino dela com uma cânula, provocando lesões que lhe causaram a morte por infecção generalizada. (Patrícia Papini)

SIGA-NOS NO Google News