Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Carne: Exportação para a Europa terá novas regras

Alessandro Perin/Campo Grande News - 22 de novembro de 2007 - 07:12

O Ministério da Agricultura anunciou nesta quarta-feira mudanças nas regras para a exportação de carne bovina para a UE (União Européia), que atualmente é o principal centro comprador do Brasil no exterior. Com as alterações, os frigoríficos habilitados para exportação para o bloco só poderão abater gado proveniente de zona livre de febre aftosa.

Os frigoríficos que receberem animais de outras áreas, esses animais terão de ficar por um prazo mínimo de 90 dias em propriedades localizadas na zona de segurança, como forma de dar garantia ao processo de abate.

Já os animais que circularem dentro da zona autorizada, eles terão de ficar, pelo menos, 40 dias na propriedade. Segundo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, também haverá uma unificação das GTA (Guias de Trânsito Animal), com os documentos que garantem a rastreabilidade dos bovinos.

Ele finalizou dizendo que em um prazo de 60 dias, a GTA eletrônica será combinada com documentos da rastreabilidade. O ministro informou que a missão da União Européia notou uma evolução no combate à febre aftosa no País, mas salientou que os técnicos europeus constataram falhas nas GTAs e no sistema de rastreabilidade dos bovinos.

(Com informações da Agência Estado)

SIGA-NOS NO Google News