Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câncer de próstata - Os principais sintomas

Agência do Rádio - 17 de novembro de 2006 - 05:38

Nesta sexta-feira é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata. A doença é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão. De acordo com uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer, até o final deste ano, vão ser notificados 47.280 casos da doença. Os principais sintomas são o hábito de levantar várias vezes à noite para urinar e dificuldades e dor na micção. O câncer pode aparecer a partir dos 40 anos e, quanto mais jovem, mais agressivo é o tumor. O urologista Ricardo Cabral explica como a doença pode ser diagnosticada.

"Você faz os exames completos, que são o toque retal, o exame de chamados marcadores tumorais, que são exames de sangue, faz uma ecografia e um exame de fluxo urinário, que é como se fosse um eletrocardiog rama para a sua micção e, a cada seis meses, só o exame de sangue."

Embora muitos homens ainda tenham medo ou preconceito na hora de fazer o exame, o urologista alerta que 100% dos casos de tumores descobertos no início são curáveis.O tratamento depende de cada caso, podendo variar de operação até a radioterapia.

De Brasília, Eline Santos


SIGA-NOS NO Google News