Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campeonato Paulista vai ter projeto "Paz no Esporte"

Ministério da Justiça - 21 de outubro de 2005 - 06:46

Os ministérios da Justiça e do Esporte apresentam nesta sexta-feira (21), às 14h, à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e à Federação Paulista de Futebol um plano de segurança piloto "Paz no Esporte" para o Campeonato Paulista 2006. O projeto foi elaborado pela Comissão Nacional de Prevenção da Violência para Segurança de Espetáculos Esportivos, composta por representantes do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp);do Ministério do Esporte; do Conselho Nacional de Defesa Civil e da sociedade civil, entre eles a Promotoria de Justiça do Rio de Janeiro, a Torcida Ativa de Minas Gerais e o 2º Batalhão de Choque de São Paulo.
A Comissão Nacional, conhecida como Comissão Paz no Esporte, visitou vários estádios e analisou modelos de segurança em eventos esportivos de diversos países. Após um ano de discussões, o grupo de trabalho formulou um plano piloto baseado na experiência inglesa, que durante os anos 80 enfrentou problema parecido com o do Brasil nos jogos de futebol. Mais de 200 pessoas morreram nos estádios da Inglaterra durante aquela década.

O plano piloto prevê regularização de acessos e áreas de dispersão, criação de um comitê do evento, sinalização e iluminação do estádio e de seu entorno, estabelecimento de regras para os ambulantes externos, reuniões com torcidas organizadas e treinamento e integração das polícias.

São Paulo foi o cenário escolhido para a execução do projeto devido às invasões freqüentes de campo e ao alto índice de violência em eventos estaduais. Nos últimos anos dezenas de pessoas morreram e centenas de feridos.

SIGA-NOS NO Google News