Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha contra o mal do Panamá

Momento Agro - 26 de julho de 2017 - 09:00

Até o final de agosto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve lançar alerta fitossanitário para iniciar campanha de prevenção contra a raça 4 tropical do Mal do Panamá, doença considerada hoje a principal ameaça aos bananais em todo o mundo.

Em 2016, o país plantou cerca de 485 mil hectares da fruta, com produção de 6,8 milhões de toneladas e exportações de US$ 21,04 milhões, o equivalente a 64,4 mil toneladas. Além de ter se alastrado por países asiáticos e da Oceania, ela já atingiu o Oriente Médio e chegou a Moçambique, na África.

De acordo com o chefe da Divisão Prevenção, Vigilância e Controle de Pragas do Mapa, Ricardo Kobal Raski, o alerta orientará sobre a adoção de medidas para prevenir a introdução no Brasil da raça 4 tropical do fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense, causador do Mal do Panamá.

O Brasil convive desde a década de 1950 com a raça 1 do fungo, endêmica em todo o mundo, a raça 1 do Mal do Panamá atinge a variedade de banana maçã, causando grandes perdas na produção. No continente americano, a raça 4 ainda não foi encontrada e a sua introdução poderia trazer sérios problemas à produção da fruta. Isto porque as variedades prata, nanica e nanicão, que representam quase 90% das bananas plantadas no Brasil, são suscetíveis à raça 4 tropical do fungo.

Depois que um local é contaminado, o fungo pode sobreviver no solo por mais de 20 anos ou ainda em hospedeiros intermediários com ervas daninhas específicas.

SIGA-NOS NO Google News