Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha contra febre aftosa vai até segunda-feira

Dourados News - 23 de fevereiro de 2005 - 15:56

A campanha de vacinação contra febre aftosa que começou no início de fevereiro termina na próxima segunda-feira, dia 28. A estimativa da Iagro é atingir de 98 a 99% do rebanho nesta etapa, que são os bezerros de até um ano de idade, o que corresponde a 5.235.807 animais.

A vacinação contra febre aftosa está acontecendo em toda a região de planalto, que representa um total de 51 municípios entre eles, Campo Grande, Alcinópolis, Três Lagoas, Nova Andradina e Naviaí. O número total de cabeças de gado em Mato Grosso do Sul é de 24.470.835. Entre os dias 15 e 20 de março a Iagro deve divulgar o relatório final da campanha de vacinação.

Missão Européia - Mato Grosso do Sul espera em abril pela visita de uma missão da União Européia, que virá ao Estado para a inspeção dos 14 municípios pantaneiros e peripantaneiros com restrição à exportação de carne bovina. O Estado possui Certificado de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, conferido pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), órgão sediado em Paris, França.

Está previsto para até junho deste ano a confirmação de área livre de aftosa com vacinação para o Paraguai. Segundo o diretor presidente da Iagro, Gete Ottaño Rosa, a aftosa não é um problema de um único país e sim um problema continental, porque ela atravessa fronteiras. "O Certificado de Área Livre que o Paraguai vai receber só vai melhorar os negócios entre Brasil e o país vizinho, com as exportações entre os dois países. Mesmo assim, temos que manter a vigilância, trabalhando em parceria com o Paraguai, formar equipes para atuar dos dois lados da fronteira com vacinação em conjunto", afimou.

SIGA-NOS NO Google News