Cassilândia, Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

05/12/2006 09:46

Câmara lança hoje Constituição federal em áudio

Agência Câmara

A Câmara Federal lança hoje, às 16 horas, a Constituição Federal em áudio para facilitar a consulta do texto por deficientes visuais. O lançamento faz parte das comemorações do Dia da Acessibilidade, cuja agenda incluirá debates, apresentações artísticas e exposições. Pela manhã, a partir das 10 horas, a comissão criada para analisar o Estatuto do Portador de Necessidades Especiais promove uma mesa-redonda para discutir o tema "inclusão social na família, na escola e no trabalho".

O presidente da comissão, deputado Leonardo Mattos (PV-MG), que é cadeirante, elogia a iniciativa da Câmara e lembra que a Casa já oferece a Constituição em formato braile e promove ações para melhorar a acessibilidade física aos que têm dificuldade de locomoção. "São inúmeras as ações encaminhadas pela Câmara. Espero que isso seja seguido pelas assembléias legislativas e pelas câmaras municipais, e que essas sejam referência para toda a sociedade brasileira."

Participarão do debate o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG); a presidente da Associação Niteroiense de Deficientes, Tânia Rodrigues; o fundador do Comitê Paraolímpico e presidente da Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico, João Batista Carvalho; e a psicóloga especialista em deficiência auditiva, Luciana Serman. A mesa-redonda será realizada no plenário 11.

Constituição em áudio
O CD com a Constituição foi produzido pela Rádio Câmara a partir de sugestões dos professores e dos alunos do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, em Brasília. Cada artigo da Constituição foi separado em uma faixa diferente, o que gerou 17 horas de gravação, em formato MP3. A gravação estará disponível no portal da Câmara. Qualquer interessado poderá baixar e gravar o arquivo.

O presidente da Casa, Aldo Rebelo, deve participar do lançamento do áudio. Representantes de associações ligadas a pessoas com deficiências também estarão no evento - um coquetel no hall da Taquigrafia, das 16 às 18 horas.

Ao longo do dia, serão realizadas no local apresentações de dança de deficientes visuais e de cadeirantes, performance teatral com o uso de linguagem de sinais (Libras) e uma demonstração de pintura com a boca pelo artista Clênio Ventura, que é tetraplégico. Além disso, estarão expostas pinturas e esculturas feitas por artistas com síndrome de Down e com deficiências visuais.

Esforço conjunto
O Programa de Acessibilidade da Câmara foi criado em março de 2004 e está focado em três áreas: na parte física dos edifícios que compõem a Câmara; no portal da Câmara na internet; e em projetos de comunicação, capacitação e sensibilização. Entre outros produtos, o Portal da Câmara disponibiliza uma versão, em áudio, do Guia Legal para Portadores de Deficiência Visual, uma síntese da legislação brasileira direcionada às pessoas cegas. O site também tem uma versão em texto escrito do guia.

O portal permite o acesso à todo seu conteúdo por portadores de deficiência visual. Outras ações em fase de elaboração são a aquisição de impressoras em braile; uma nova sinalização visual em toda a Câmara com recursos táteis e sonoros; a adaptação de, pelo menos, um banheiro por andar de todos os quatro edifícios; e a contratação de intérpretes de Libras para a programação da TV Câmara e para atuar nas recepções, eventos e visitas guiadas à Casa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Quinta, 21 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)