Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/12/2006 09:46

Câmara lança hoje Constituição federal em áudio

Agência Câmara

A Câmara Federal lança hoje, às 16 horas, a Constituição Federal em áudio para facilitar a consulta do texto por deficientes visuais. O lançamento faz parte das comemorações do Dia da Acessibilidade, cuja agenda incluirá debates, apresentações artísticas e exposições. Pela manhã, a partir das 10 horas, a comissão criada para analisar o Estatuto do Portador de Necessidades Especiais promove uma mesa-redonda para discutir o tema "inclusão social na família, na escola e no trabalho".

O presidente da comissão, deputado Leonardo Mattos (PV-MG), que é cadeirante, elogia a iniciativa da Câmara e lembra que a Casa já oferece a Constituição em formato braile e promove ações para melhorar a acessibilidade física aos que têm dificuldade de locomoção. "São inúmeras as ações encaminhadas pela Câmara. Espero que isso seja seguido pelas assembléias legislativas e pelas câmaras municipais, e que essas sejam referência para toda a sociedade brasileira."

Participarão do debate o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG); a presidente da Associação Niteroiense de Deficientes, Tânia Rodrigues; o fundador do Comitê Paraolímpico e presidente da Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico, João Batista Carvalho; e a psicóloga especialista em deficiência auditiva, Luciana Serman. A mesa-redonda será realizada no plenário 11.

Constituição em áudio
O CD com a Constituição foi produzido pela Rádio Câmara a partir de sugestões dos professores e dos alunos do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, em Brasília. Cada artigo da Constituição foi separado em uma faixa diferente, o que gerou 17 horas de gravação, em formato MP3. A gravação estará disponível no portal da Câmara. Qualquer interessado poderá baixar e gravar o arquivo.

O presidente da Casa, Aldo Rebelo, deve participar do lançamento do áudio. Representantes de associações ligadas a pessoas com deficiências também estarão no evento - um coquetel no hall da Taquigrafia, das 16 às 18 horas.

Ao longo do dia, serão realizadas no local apresentações de dança de deficientes visuais e de cadeirantes, performance teatral com o uso de linguagem de sinais (Libras) e uma demonstração de pintura com a boca pelo artista Clênio Ventura, que é tetraplégico. Além disso, estarão expostas pinturas e esculturas feitas por artistas com síndrome de Down e com deficiências visuais.

Esforço conjunto
O Programa de Acessibilidade da Câmara foi criado em março de 2004 e está focado em três áreas: na parte física dos edifícios que compõem a Câmara; no portal da Câmara na internet; e em projetos de comunicação, capacitação e sensibilização. Entre outros produtos, o Portal da Câmara disponibiliza uma versão, em áudio, do Guia Legal para Portadores de Deficiência Visual, uma síntese da legislação brasileira direcionada às pessoas cegas. O site também tem uma versão em texto escrito do guia.

O portal permite o acesso à todo seu conteúdo por portadores de deficiência visual. Outras ações em fase de elaboração são a aquisição de impressoras em braile; uma nova sinalização visual em toda a Câmara com recursos táteis e sonoros; a adaptação de, pelo menos, um banheiro por andar de todos os quatro edifícios; e a contratação de intérpretes de Libras para a programação da TV Câmara e para atuar nas recepções, eventos e visitas guiadas à Casa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)