Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara Federal: eleição acontece esta tarde

Agência Câmara - 01 de fevereiro de 2007 - 10:20

A eleição da Mesa Diretora da Câmara ocorre hoje, a partir das 15 horas. Serão eleitos os ocupantes de 11 cargos: o presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e os suplentes desses últimos.

Inicialmente, o presidente da sessão convidará os deputados a registrar suas presenças. Em seguida, informará quantos e quais são os candidatos aos cargos da Mesa e passará a palavra aos concorrentes à Presidência, que terão 20 minutos cada um para discursar.

Esta eleição vai utilizar pela primeira vez a urna eletrônica. Desenvolvida por funcionários do Centro de Informática (Cenin) da Câmara, a novidade reduzirá o tempo de votação e garantirá a segurança do processo.

A eleição para presidente da Câmara já chegou a durar 14 horas, quando eram utilizadas cédulas de papel. Com a urna eletrônica, a eleição deverá ser concluída em aproximadamente três ou quatro horas, se não houver segundo turno. Caso haja, este deverá ser concluído em mais duas horas.

Urnas eletrônicas
Na eleição, serão instaladas nove urnas eletrônicas no Plenário - uma delas adaptada para portadores de deficiência. Para garantir a privacidade do parlamentar e o sigilo do voto, todas terão a proteção de uma cabine. A urna eletrônica seguirá o modelo adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se de um microcomputador com tela sensível ao toque e autenticador de digitais.

Assim que o presidente da sessão declarar aberta a votação, o parlamentar deverá se dirigir a uma das cabines. Não há ordem pré-estabelecida. Para votar, ele deverá identificar-se por meio de seu código parlamentar e da impressão digital. No painel eletrônico, o nome do deputado que já votou aparecerá em destaque.

A eleição para os 11 cargos ocorrerá no mesmo momento. As fotos dos candidatos aparecerão na tela e o deputado deverá escolher seu favorito. Logo que o presidente declarar encerrada a votação, o resultado será imediatamente conhecido.

Apuração
A primeira apuração é para o cargo de presidente. Caso nenhum dos concorrentes consiga ser eleito em primeiro turno - obtendo a metade mais um dos votos - haverá a votação em segundo turno. A partir da definição do novo presidente, o eleito assumirá a Presidência da Mesa e comandará a apuração dos votos para os outros cargos. Cada eleito será convocado pelo novo presidente para compor a Mesa. O resultado para cada cargo também não demora mais do que 30 segundos.

Para garantir a segurança do processo, a rede utilizada no sistema eletrônico de votação é separada das demais redes da Câmara (Intranet e Internet). De acordo com o Cenin, isso impossibilita a ação de hackers ou o vazamento de informações.

Já o sigilo do voto é assegurado por um sistema de criptografia. Assim que o deputado vota, a informação é transforma em código ilegível, e só é decodificada no momento da apuração. Logo após a apuração, os votos são descartados.

SIGA-NOS NO Google News