Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

20/10/2015 15:39

Calor agrava perda de água e tem levado à morte até atletas experientes

Viviane Oliveira, Campo Grande News
Foto: Campo Grande NewsFoto: Campo Grande News

A morte de atletas em competições de corrida ou ciclismo intriga, pois quase sempre são esportistas preparados e com longa experiência na atividade. Ocorre que o calor, cada vez mais intenso, requer atenção redobrada aos cuidados, que são considerados detalhes e podem acabar em desidratação, um dos fatores que levaram à morte Juliano Batista, 30 anos, durante a 6ª Meia-Maratona Volta das Nações, no ano passado, e o ciclista Marlus de Souza Freitas, 30 anos, que competia no domingo (18), sob calor de 40°C, e morreu por volta das 5h de hoje (20).

Em caso de provas de longa duração, a desidratação ocorre, principalmente, pela perda de suor, que pode chegar até dois litros por hora. O calor nesta época do ano agrava a situação e pode levar o atleta a desidratação grave e, consequentemente, à morte.

O professor de Educação Física, Carlos Augusto Licht Thiry, explica que o atleta deve ter orientação de um médico e treinador físico para saber até onde pode chegar e conhecer seus próprios limites. “Uma das recomendações é de que o esportista faça os treinos monitorados e no horário em que vai realizar a prova para ir condicionando o corpo”.

Na semana que antecede a competição, o atleta deve continuar o treinamento, mas fazendo atividades mais leves, porque no dia vai usar 100% da sua capacidade, segundo Carlos. Nesta época do ano, com clima extremamente seco e quente, é fundamental que o esportista esteja bem hidratado. “A recomendação é de que durante as provas, o atleta pare nos pontos de apoio de 5 a 10 minutos para se recompor”.

A médica Josete Gargioni Adames, especialista em cardiologia, faz a mesma recomendação. Em provas longas o atleta precisa parar nos pontos de apoio e consumir água, isotônico e alimentos ricos em carboidratos e proteínas. “O esportista nunca deve treinar em jejum e evitar alimentos como cafeína, açúcar e muita fibra como cereais, frutas, vegetais e leguminosas, porque podem causar desconforto intestinal”, diz.

Marlus era Biomédico, trabalhava na Santa Casa de Campo Grande e morreu nesta madrugada, na unidade. Ele estava internado desde o último domingo (18), com quadro de desidratação severa, após passar mal durante competição de ciclismo, que aconteceu em Rochedinho, distrito da Capital. O ciclista largou às 7h e participava de um percurso de 102 quilômetros. Ele passou mal por volta das 14h, quando faltava 1 km para finalizar a prova.

O corredor mato-grossense Juliano, morreu também no mês de outubro, durante a Volta das Nações, em Campo Grande, em 2014. O rapaz participava da meia-maratona de 21 quilômetros, quando sofreu uma parada cardíaca. Na época, houve polêmica sobre a insuficiência na distribuição de água no evento e o caso levantou discussão quanto a falta de cuidados necessários, que levam ao estresse do organismo e desencadeiam infarto ou parada cardiorrespiratória.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)