Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasileiros indicados para Prêmio Fair Play

CPB - 25 de abril de 2005 - 08:08

O Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) indicou integrantes da equipe de hipismo e um representante da Chefia da Delegação do Brasil em Atenas para o Troféu Internacional Pierre de Coubertin, conferido pelo Comitê Internacional em prol do Fair Play (CIFP). Mais importante prêmio conferido pelo CIFP, o troféu Pierre de Coubertin premia uma equipe ou atleta por um gesto de fair play. Diversos organismos internacionais indicam concorrentes a essa categoria. Os vencedores serão conhecidos no meio do próximo mês de junho.

Solidariedade – Durante os Jogos Paraolímpicos de Atenas, o cavalo Arestote, da amazona francesa Valerie Salles, sofreu um ataque cardíaco e morreu instantes antes da atleta iniciar sua apresentação, causando grande comoção em todos os presentes o Complexo Hípico Markopoulo. Valerie havia obtido o segundo lugar no dia anterior, na prova de aquecimento (não válida por medalhas). Era uma das candidatas ao ouro paraolímpico.

Após uma pausa para o cavalo ser removido do local, a competição recomeçou e os demais cavaleiros fizeram a sua apresentação. Ao final da cerimônia de premiação, a equipe brasileira de hipismo ofereceu a Valerie e ao seu técnico a égua Charlie Girl, para que ela pudesse competir dois dias depois na prova de Estilo Livre com Música, na mesma categoria do cavaleiro brasileiro Marcos Fernandes Alves, o Joca.

A amazona francesa aceitou a oferta, compartilhou a égua oferecida pela equipe brasileira com Joca e comoveu o público presente ao homenagear seu cavalo Arestote, participando da prova.

As demais equipes de hipismo homenagearam os brasileiros por sua generosidade em oferecer a égua, atitude que não foi demonstrada por nenhum outro país.

CIFP – O Comitê Internacional em prol do Fair Play (CIFP) é uma prestigiada organização co-fundada pelo Comitê Internacional de Ciência Esportiva e Educação Física (ICSSPE) e a Associação Internacional de Imprensa Esportiva há mais de 40 anos que anualmente promove o premiando com diplomas, cartas de congratulações e os troféus mais importantes em três categorias:



· Troféu Pierre de Coubertin International Fair Play, conferido a uma equipe ou atleta por um gesto de fair play,

· Troféu Jean Borotra International Fair Play, conferido a uma personalidade por uma postura de fari play ao longo de sua carreira esportiva, e

· Troféu Willi Daume International Fair Play, conferido a uma personalidade ou organização por promover o fair play.





SIGA-NOS NO Google News