Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasileiros fazem exames supletivo no Japão

Lúcia Nórcio/ABr - 24 de outubro de 2004 - 08:26

Curitiba - Cerca de 1,5 mil brasileiros em atividade temporária no Japão estão fazendo neste final de semana as provas dos exames supletivos de ensino fundamental e médio. Os exames são nas províncias de Gunma, Kanagawa, Mie e Shizuoka. De acordo com o Ministério da Educação, dos 1.577 inscritos, 502 fazem as provas do ensino fundamental e 1.075, as do ensino médio.

Oferecidos há seis anos pelos ministérios da Educação e das Relações Exteriores, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, os exames têm o objetivo de incentivar a escolarização dos brasileiros enquanto permanecem no Japão para que, ao retornar ao Brasil, estejam preparados para cursar o ensino profissional, tecnológico ou ingressar na educação superior.

No Japão está a terceira maior comunidade brasileira no exterior, depois dos Estados Unidos e Paraguai. O país reúne, atualmente, cerca de 240 mil brasileiros em atividade temporária, dos quais aproximadamente 40 mil em idade escolar. Para atender pedidos dos trabalhadores brasileiros no Japão, o governo brasileiro montou, em 1999, uma experiência-piloto com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná para oferecer exame supletivo.

SIGA-NOS NO Google News