Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil terá primeiro simulador solar da América Latina

Agência Eletrobras - 28 de setembro de 2004 - 06:29

Será instalado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) o primeiro simulador solar da América Latina. O investimento está avaliado em US$ 850 mil (equivalente a cerca de R$ 2,5 milhões) e será custeado pela Eletrobrás, com recursos doados pelo Banco Mundial, por meio do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).

O equipamento, único em toda a América Latina, simula as condições climáticas ideais para a realização de testes em coletores solares para aquecimento de água. Os testes são necessários para que os produtos recebam o Selo Procel e a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Sem o simulador, os ensaios podem demorar até três meses, uma vez que é preciso cumprir regras como tempo de exposição ao sol para que o coletor seja devidamente testado. Quando o simulador estiver instalado, será possível realizar os testes em apenas um dia.

Dessa forma, espera-se agilizar o processo de etiquetagem dos coletores. Atualmente, os fabricantes chegam a esperar até 12 meses para ter seus produtos testados. O simulador solar já chegou ao Brasil e deve estar montado até o fim deste ano. A PUC-MG foi escolhida para local de instalação por sua experiência neste tipo de etiquetagem.

SIGA-NOS NO Google News