Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

28/09/2004 06:29

Brasil terá primeiro simulador solar da América Latina

Agência Eletrobras

Será instalado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) o primeiro simulador solar da América Latina. O investimento está avaliado em US$ 850 mil (equivalente a cerca de R$ 2,5 milhões) e será custeado pela Eletrobrás, com recursos doados pelo Banco Mundial, por meio do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).

O equipamento, único em toda a América Latina, simula as condições climáticas ideais para a realização de testes em coletores solares para aquecimento de água. Os testes são necessários para que os produtos recebam o Selo Procel e a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Sem o simulador, os ensaios podem demorar até três meses, uma vez que é preciso cumprir regras como tempo de exposição ao sol para que o coletor seja devidamente testado. Quando o simulador estiver instalado, será possível realizar os testes em apenas um dia.

Dessa forma, espera-se agilizar o processo de etiquetagem dos coletores. Atualmente, os fabricantes chegam a esperar até 12 meses para ter seus produtos testados. O simulador solar já chegou ao Brasil e deve estar montado até o fim deste ano. A PUC-MG foi escolhida para local de instalação por sua experiência neste tipo de etiquetagem.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)