Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/09/2004 06:29

Brasil terá primeiro simulador solar da América Latina

Agência Eletrobras

Será instalado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) o primeiro simulador solar da América Latina. O investimento está avaliado em US$ 850 mil (equivalente a cerca de R$ 2,5 milhões) e será custeado pela Eletrobrás, com recursos doados pelo Banco Mundial, por meio do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).

O equipamento, único em toda a América Latina, simula as condições climáticas ideais para a realização de testes em coletores solares para aquecimento de água. Os testes são necessários para que os produtos recebam o Selo Procel e a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Sem o simulador, os ensaios podem demorar até três meses, uma vez que é preciso cumprir regras como tempo de exposição ao sol para que o coletor seja devidamente testado. Quando o simulador estiver instalado, será possível realizar os testes em apenas um dia.

Dessa forma, espera-se agilizar o processo de etiquetagem dos coletores. Atualmente, os fabricantes chegam a esperar até 12 meses para ter seus produtos testados. O simulador solar já chegou ao Brasil e deve estar montado até o fim deste ano. A PUC-MG foi escolhida para local de instalação por sua experiência neste tipo de etiquetagem.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)