Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/12/2009 20:31

Brasil já tem 60 emissoras transmitindo sinais digitais

Augusto Henriques – ASCOM / Ministério das Comunicações

A cidade de Londrina é o mais recente município brasileiro a ter transmissões digitais de televisão. Terceira cidade mais populosa do sul do Brasil, Londrina começa a receber os primeiros sinais digitais ainda nesta quarta-feira, 2 de dezembro. O Ministério das Comunicações autorizou, na tarde de terça-feira, o início das operações naquele município. Representantes de quatro emissoras da cidade já poderão proceder às operações dos canais digitais.

“Londrina se integra à rede digital fazendo parte do grupo formado por 19 capitais e oito cidades pólo”, comemorou o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fernando Lopes de Oliveira. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, ficou retido em Belo Horizonte (MG), por causa do mau tempo na capital mineira, e não pode comparecer à cerimônia de assinatura dos termos de consignação, ocorrida em seu gabinete, em Brasília.

A TV Coroados (Sociedade Rádio Emissora Paranaense) é a 60ª emissora brasileira a irradiar sinais digitais em caráter permanente. Agora, em todo o território nacional, a TV Digital já é parte do cotidiano de 51 emissoras distribuídas em 19 capitais e outras oito cidades brasileiras.

Além da TV Coroados, a Televisão Cidade, a Rádio e Televisão OM e a Televisão Londrina receberam o canal digital em cerimônia que contou com a participação do prefeito municipal de Londrina, Homero Barbosa Neto, de parlamentares do Estado, além de representantes de entidades do setor de radiodifusão, como o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero.

O prefeito Homero Barbosa Neto citou um fato histórico da cidade paranaense na radiodifusão brasileira. “Londrina foi a primeira cidade do interior do Brasil a ter uma emissora de televisão,” lembrou. Ele ressaltou o fator econômico industrial da implantação do sistema digital de televisão na região. “Com a democratização da TV Digital, oportunidades de empregos e investimentos vão fazer girar a roda da economia e conseqüentemente melhorar a qualidade de vida”, completou.

O vice-presidente da Sociedade Rádio Emissora Paranaense, Mariano Lemanski, disse que o início das transmissões digitais em Londrina é motivo de orgulho. “É um momento histórico de revolução da tecnologia da televisão brasileira”, disse.

O empresário Éderson Muffato, da Televisão Londrina, informou que a emissora está em fase de projetos e já adquiriu os equipamentos necessários para iniciar as transmissões digitais. “Temos celeridade e colocar logo no ar o sistema digital,” disse. O empresário Rodrigo Martinez, procurador da Rede e Televisão OM, lembrou que foi em Londrina que emissora iniciou suas operações ainda nos anos 70.

Na cerimônia também foi assinada a consignação para a TV Cidades dos Príncipes, emissora de Joinville (SC). O diretor-presidente da emissora, Marcelo Corrêa Petrelli, disse que a cerimônia demonstra a união do Sul na implantação da TV Digital na região. “Nós tivemos a grande mudança na TV brasileira na Copa do Mundo de 1970, com a televisão colorida. Até então, não tivemos outra mudança significativa a não ser esta, da TV Digital, quase 40 anos depois,” completou.

Com o início das transmissões na cidade paranaense, somam-se agora 27 cidades com TV Digital. Destas, 19 são capitais e oito são cidades pólo: Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Vitória (ES), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Belém (PA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI), Curitiba e Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Aracaju (SE), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP) e Sorocaba (SP).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)