Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil já pode voltar a exportar carne para a Rússia

Bianca Estrella/ABr - 21 de abril de 2005 - 07:56

Desde ontem está suspenso o embargo russo às carnes e bovina e suína brasileiras. O comunicado foi feito pelo Serviço Nacional de Supervisão Sanitária e Fitossanitária da Rússia ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nessa terça-feira. Com a medida o Brasil volta retoma as transações comerciais com o seu principal mercado consumidor de carnes. Em 2004, a Rússia comprou US$ 867 milhões de dólares em carnes do Brasil, o que representa 14% das exportações totais desse produto.

A revogação do embargo deixa de fora os estados do Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão e Roraima. De acordo com o diretor do Departamento de Assuntos Sanitários do Ministério da Agricultura, Odilson Ribeiro, a restrição não vai trazer impactos negativos porque em nenhum desses estados há frigoríficos habilitados para exportar carnes para a Rússia. "Podemos dizer que não há mais embargo porque todos os estados brasileiros que possuem estabelecimentos habilitados já estão exportando novamente", afirmou.

Segundo Odilson Ribeiro o ministério está fazendo um trabalho de reestruturação da defesa sanitária animal e implementado programas de controle sanitário. O embargo da Rússia às carnes brasileiras começou em setembro de 2004 quando ficou constatado um foco de febre aftosa no município de Careiro do Várzea, no Amazonas. Em novembro do ano passado, a Rússia já havia liberado as importações de carnes de Santa Catarina, o único estado brasileiro livre da doença e sem necessidade de vacinação.

SIGA-NOS NO Google News