Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

05/09/2012 19:05

Brasil firma parceria para enviar 101 mil bolsistas aos Estados Unidos

Agência Brasil

Brasília – O programa Ciência Sem Fronteiras vai enviar 101 mil bolsistas para universidades dos Estados Unidos. Em contrapartida, o Brasil vai receber parte dos 100 mil estudantes de graduação, pós-graduação, doutorado e pesquisadores estadunidenses que farão intercâmbio na América Latina e Central.

A parceria foi firmada na sexta-feira (31) entre o Ministério da Educação (MEC) e representantes de 66 instituições de ensino superior dos Estados Unidos que estão no Brasil para participar de feiras organizadas pela Education USA em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A Education USA cuida da concessão das bolsas de estudo nos Estados Unidos.

Na assinatura do termo de cooperação, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que os Estados Unidos são líderes no que diz respeito à educação de qualidade, especialmente nas áreas prioritárias do programa de concessão de bolsas, como engenharias, tecnologias, ciência da computação, astronomia e produção de fármacos.

Segundo o ministro, o Ciência Sem fronteiras pretende firmar parcerias que possibilitem aos estudantes brasileiros fazer estágios em empresas dos Estados Unidos que mantenham operações no Brasil. “Essa medida cria uma identidade com a empresa, gera um interesse mútuo de aprendizado”, disse Mercadante.

O próximo passo do programa será a plicação de 150 mil exames de proficiência em inglês para os estudantes que pleiteiam vagas no Ciência Sem Fronteiras. Mercadante afirmou que o idioma é um dos principais obstáculos dos alunos. “Vamos identificar os alunos que estão próximos de obter a aprovação e vamos dar prioridade a esses alunos, montando uma estrutura de oferta de cursos de inglês nas universidades federais”, disse. Nesse primeiro momento, devem ser beneficiados entre 7 mil e 10 mil estudantes.

Outra medida anunciada pelo ministro é o interesse em criar paralelamente às Olimpíadas e às Paralímpiadas do Rio, em 2016, a 1ª Olimpíada do Conhecimento da Juventude reunindo as principais áreas do conhecimento. “Essa seria uma herança deixada pelo Brasil para estimular o espírito olímpico no esporte e na salas de aula”.

Ao todo, universidades de 12 países fazem parceria com o Brasil. Os estudantes interessados em concorrer a bolsas do Ciência Sem Fronteiras devem acessar o site do programa até o dia 14 de setembro.

Edição: Fábio Massalli

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Domingo, 19 de Novembro de 2017
11:00
Mundo Fitness
Sábado, 18 de Novembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)