Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil e Portugal devem resolver a questão de imigrantes

Milena Galdino e Nádia Faggiani/ABr - 09 de março de 2004 - 08:33

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, iniciaram ontem os trabalhos da sétima Cimeira Bilateral Brasil-Portugal. Os dois assinaram um memorando de cooperação para o intercâmbio de diplomatas. Assinaram também uma declaração conjunta em que se destaca o processo de regularização de imigrantes pelos dois países até o final deste ano.

Os dois chefes de estado firmaram o compromisso de discutir em profundidade os espaços de cooperação entre Brasil e Portugal no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O próximo encontro entre Lula e o primeiro-ministro português, para tratar da cooperação entre os países de língua portuguesa, está marcado para julho deste ano, em São Tomé e Príncipe.

O presidente Lula afirmou ainda que as relações entre Brasil e Portugal têm amadurecido na área comercial e que espera que os dois países atuem juntos na ampliação dos investimentos e do mercado bilateral. “Apesar do volume significativo de investimentos portugueses no Brasil e do crescente interesse do empresariado brasileiro em Portugal, o comércio bilateral entre nossos países ainda está aquém do seu potencial. Estou certo de que nos encontros como o de hoje e em reuniões como o da Subcomissão Econômica Financeira e Comercial da semana passada podem contribuir para dinamizar ainda mais nossas relações empresarias”, declarou Lula.

O presidente brasileiro lembrou que Portugal é o único país com quem o Brasil mantém relações regulares em nível de chefes de governo (o que resulta nas reuniões chamadas "cimeiras"), o que demonstra o caráter diferenciado das relações entre os dois países. A próxima cimeira Brasil-Portugal ficou marcada para o próximo ano e será realizada no Porto.

SIGA-NOS NO Google News