Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/03/2010 09:08

Brasil deve ser primeiro país visitado pelo novo presidente chileno

Agência Brasil

O Brasil deverá ser o primeiro país visitado pelo novo presidente do Chile, Sebastián Piñera, de centro-direita, que toma posse hoje (11). Com isso, ele rompe uma tradição de seus antecessores que escolheram a Argentina como primeiro local a ser visitado.

Logo que foi eleito, em janeiro, Piñera disse que o Brasil e a Argentina estão entre suas prioridades nas relações internacionais. Mas o novo presidente chileno admitiu que se inspira politicamente no presidente da França, o conservador Nicolas Sarcozy.

“Tenho uma grata e profunda admiração por Sarcozy. Por sua força e por ter vencido as eleições como resultado de um protesto por tudo que deveria ficar para trás”, disse Piñera, referindo-se à vitória de Sarcozy, em 2007, quando ele derrotou o socialista Ségolène Royal. Como no caso de Piñera, a disputa polarizou direita e esquerda - vencendo a primeira.

Para indicar que Brasil e Chile vão manter a estreita e histórica relação, Lula enviou no mês passado o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a Santiago para um encontro com Piñera. Na conversa, foram definidas a visita ao Brasil e mais uma série de acordos bilaterais, como a troca de experiências na área esportiva.

Desde o século 19, Brasil e Chile mantêm relações políticas e econômicas. O Brasil é o principal parceiro econômico do Chile na América Latina e exerce o papel fundamental de interlocutor com os argentinos e peruanos, uma vez que os chilenos têm divergências históricas com esses dois povos.

Atualmente o país latino-americano que mais recebe investimentos do Chile é o Brasil. Em 2008, foram investidos cerca de US$ 9 bilhões. Os chilenos compram, em geral, dos brasileiros petróleo, automóveis, ônibus e aparelhos celulares. O Brasil investiu aproximadamente US$ 2 bilhões no Chile. Dos chilenos, os brasileiros compram cobre, salmão, frutas e vinho.

Em decorrência da catástrofe provocada pelos abalos sísmicos, o Brasil foi um dos primeiros países a ajudar o Chile. Por ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram enviados hospital de campanha da Marinha e dois helicópteros, além de negociadas facilidades para a concessão de linhas de crédito para construções.

No dia 17 janeiro, Piñera venceu, no segundo turno das eleições, com 51,6% dos votos, o candidato governista, o ex-presidente Eduardo Frei Ruiz, de centro-esquerda – que tinha o apoio da presidente Michelle Bachelet.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)