Apesar dos esforços da PRF em promover um trânsito mais seguro para os usuários das rodovias federais, no período carnavalhesco onde ocorre um intenso fluxo de veículos e pessoas que se locomovem pelas vias federais, como sempre há um fator primordial para o alto número de acidentes e vítimas que está intimamente ligado com a atitude do motorista ao volante.
Nesse período, registra-se um elevado consumo de bebidas alcoólicas, bem como boa parte dos motoristas dirigindo em más condições físicas após dias a fio de comemorações, corroborados pelos abusos cometidos no trânsito.
Em relação ao carnaval do ano passado, onde ocorreram 3 acidentes sem vítimas, neste ano aconteceram 4 acidentes: sendo 2 sem vítimas e 2 com vítimas, onde ficaram feridas 4 pessoas ao todo. Dentre as principais causas apontadas, observou-se a falta de atenção do condutor, velocidade incompatível para o local e desobediência às normas de circulação e conduta.
Durante a Operação Carnaval 2007, a PRF fiscalizou 1120 veículos, autuou 71 usuários, reteve 8 veículos, recolheu 1 CNH e prestou ainda 5 auxílios a diversos usuários da rodovia.