Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/03/2008 06:55

Banco deve informar custo total de empréstimo a cliente

Marta Ferreira/Campo Grande News

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) recomendou às instituições filiadas que cumpram a determinação do CMN (Conselho Monetário Nacional) de informar em uma única taxa o custo total da operação de crédito relativa a financiamento para pessoa física, segundo informou hoje o superintendente de imprensa da Febraban, William Salasar.

Salasar afirmou que o Custo Efetivo Total (CET), em vigor desde a última segunda-feira, é resultado de uma discussão que envolveu também os agentes financeiros. Pela nova regra, em todas as operações de crédito, como leasing e crediário em lojas, as instituições financeiras devem informar em uma única taxa o custo total do produto, considerando juros, tributos, tarifas (como a de abertura de crédito), seguros e outras despesas cobradas dos clientes. A medida facilita para o cliente a comparação do custo do produto pretendido entre os diferentes agentes financeiros e optar pelo melhor serviço.

A norma do BC estaelece que o agente financeiro que não cumprir as regras está sujeito a multa, advertência e possível afastamento do responsável. Em caso de desrespeito às regras, o primeiro passo para o cliente é procurar a instituição e tentar resolver a questão. Se necessário, deve procurar a ouvidoria do banco, e em último caso, reclamar no serviço do Banco Central de atendimento ao cliente pelo telefone 0800 979 2345.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)