Cassilândia, Domingo, 28 de Maio de 2017

Últimas Notícias

25/04/2005 15:10

Banco Central ampliará fiscalização sobre instituições

Alana Gandra / ABr

O Banco Central (Bacen) está concluindo estudos que deverão resultar na criação de um departamento, vinculado à diretoria de fiscalização, que fortalecerá a supervisão das chamadas instituições complementares, como microcrédito, consórcios, cooperativas e instituições independentes. Segundo revelou hoje no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Rio de Janeiro (Ibef/RJ) o assessor da Diretoria de Fiscalização do Bacen, Alvir Alberto Hoffman, esse novo instrumento deve ser implementado nos próximos dois ou três meses.

A re-arrumação da estrutura de supervisão do Bacen prevê também a transferência para a área de fiscalização do atendimento de reclamações dos usuários do Sistema Financeiro Nacional (SFN), hoje a cargo da área de assuntos institucionais. Além disso, o Banco concluirá o processo de implementação de metodologia de classificação dos bancos (rating), de modo a priorizar a ação da supervisão para as instituições com maior risco. Hoffman esclareceu, porém, que se trata de um rating interno e "não há interesse do Bacen de competir com as agências internacionais de classificação de risco, como Standard & Poors, Moodys etc".

Hoffman disse que o sistema de avaliação em criação pelo Bacen fixa o nível um para instituições ótimas, dois para instituições boas mas que apresentam alguns problemas, três para bancos que necessitam algumas correções. O nível quatro já começa a sinalizar coisas graves e o cinco já é caso de liquidação, expôs Hoffman. Na sua opinião, esse mecanismo dará maior transparência à supervisão do Bacen, podendo evitar que se chegue a casos extremos, como o do Banco Santos, sob intervenção da instituição.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 28 de Maio de 2017
Sábado, 27 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Sexta, 26 de Maio de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)