Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

25/04/2005 15:10

Banco Central ampliará fiscalização sobre instituições

Alana Gandra / ABr

O Banco Central (Bacen) está concluindo estudos que deverão resultar na criação de um departamento, vinculado à diretoria de fiscalização, que fortalecerá a supervisão das chamadas instituições complementares, como microcrédito, consórcios, cooperativas e instituições independentes. Segundo revelou hoje no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Rio de Janeiro (Ibef/RJ) o assessor da Diretoria de Fiscalização do Bacen, Alvir Alberto Hoffman, esse novo instrumento deve ser implementado nos próximos dois ou três meses.

A re-arrumação da estrutura de supervisão do Bacen prevê também a transferência para a área de fiscalização do atendimento de reclamações dos usuários do Sistema Financeiro Nacional (SFN), hoje a cargo da área de assuntos institucionais. Além disso, o Banco concluirá o processo de implementação de metodologia de classificação dos bancos (rating), de modo a priorizar a ação da supervisão para as instituições com maior risco. Hoffman esclareceu, porém, que se trata de um rating interno e "não há interesse do Bacen de competir com as agências internacionais de classificação de risco, como Standard & Poors, Moodys etc".

Hoffman disse que o sistema de avaliação em criação pelo Bacen fixa o nível um para instituições ótimas, dois para instituições boas mas que apresentam alguns problemas, três para bancos que necessitam algumas correções. O nível quatro já começa a sinalizar coisas graves e o cinco já é caso de liquidação, expôs Hoffman. Na sua opinião, esse mecanismo dará maior transparência à supervisão do Bacen, podendo evitar que se chegue a casos extremos, como o do Banco Santos, sob intervenção da instituição.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)