Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bancários aprovam greve por tempo indeterminado

Vinícius Squinelo, Campo Grande News - 12 de setembro de 2013 - 20:43

Os bancários de Campo Grande e Dourados aprovaram o início de greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (19). A classe reivindica melhores condições de emprego, fim das demissões e da terceirização, além da contratação de novos funcionários.

Juntos, os sindicatos da Capital e Dourados representam 27 cidades de Mato Grosso do Sul.

Em campo Grande, de 90 bancários presentes em assembleia na noite de hoje (12), apenas oito votaram contra a greve.

“O foco deste ano é o emprego em si, queremos o fim das demissões, mais contratações e a diminuição da terceirização”, relatou Iaci Azamor, presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região.

Segundo Iaci, o problema é crônico, e atinge bancos públicos e privados. “Para ter uma ideia, a Caixa abre agências com apenas cinco funcionários”, explicou. A classe também reivindica um reajuste salarial de 11,93%.

No Sul do Estado, reunidos em assembleia geral, os bancários do Sindicato de Dourados e Região também foram favoráveis à greve. A decisão teve apoio de mais de 80% dos bancários presentes na sede do sindicato e abrange, além de Dourados, os municípios de Caarapó, Juty, Fátima do Sul, Vicentina, Jatei, Glória de Dourados, Deodápolis, Itaporã, Douradina, Maracaju, Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul.

Sem acordo sobre a campanha salarial, o anúncio da greve é a forma de pressionar a Federação Nacional de Bancos. Até agora, os banqueiros apresentaram proposta de reajuste linear para salários, pisos e benefícios de 6,1%. O índice não repõe nem a inflação do período, projetada em 6,6% pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A proposta passa longe da reivindicação dos trabalhadores que pedem 11,93%, sendo 5% de aumento real.

No dia 18, a categoria realiza novas assembleias em todo o País, dessa vez com o objetivo de organizar a greve.

SIGA-NOS NO Google News