Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Azambuja é empossado presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico

Notícias MS - 28 de março de 2015 - 15:07

Durante celebração dos 37 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), o governador Reinaldo Azambuja foi empossado como presidente de honra da entidade. O evento aconteceu na noite de sexta-feira (27), no auditório da Famasul, e o título concedido ao chefe do Executivo está previsto no regimento interno da instituição.

Durante a posse, Azambuja destacou o trabalho realizado pelo Instituto e falou sobre a parceria com o Estado. “Já tivemos um encontro no início do nosso mandato para discutir nossas ações conjuntas. Mas hoje quero frisar a importância desse Instituto que preserva a memória do nosso Mato Grosso do Sul. Vocês fazem o que há de mais bonito, que é guardar a nossa história construída por homens e mulheres que trabalharam, acreditaram e lutaram para que hoje fossemos esse belo Estado. Estou contente com essa honrosa missão e não tenho dúvidas de que estaremos juntos em muitas ações. O Instituto já faz a história com mais de 100 publicações, sempre resgatando tudo que temos de belo por aqui. Estou agradecido e honrado e contem com o nosso trabalho, empenho e dedicação para darmos continuidade a essa história”, disse.

O IHGMS é derivado da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e nasceu praticamente junto com a criação de MAto Grosso do Sul. Ativo desde 1978, ele foi instituído com a finalidade de preservar a história regional.

Tendo o Estado como grande apoiador e financiador, através de convênios do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), em seus 37 anos contabiliza mais de 100 publicações que garantem a preservação, o resgate e a valorização da história e cultura de MS.

Entre os títulos de relevância está a Enciclopédia das Águas, lançada no final de 2014. Um trabalho inédito no País, o material foi elaborado após sete anos de pesquisas e catalogação de todas as nascentes, rios, corichos, portos e córregos do Estado. A obra física conta com 335 páginas e 7,2 mil verbetes, uma importante referência para estudos nas áreas de geografia, topografia, hidrografia, história, cultura, turismo e meio ambiente, e ainda traz o mapeamento de toda a bacia hidrográfica do Estado.

Também participaram do evento o presidente do Instituto, professor Hildebrando Campestrini; o ex-senador Rubens Figueró; o desembargador Carlos Eduardo Contar; um dos fundadores do IHGMS, José Couto Vieira; a conselheira do Tribuna de Contas do Estado, Marisa Serrano, e a secretária geral do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ), Cybelle Ipanema.

SIGA-NOS NO Google News