Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Avicultores criam Associação em Mato Grosso do Sul

Fabiane Sato - 14 de novembro de 2008 - 15:45

Com o objetivo de fortalecer a atividade avícola no Estado, os produtores de aves de Mato Grosso do Sul criaram na última quinta-feira (13), na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) a Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul, AVIMASUL.

A economista da FAMASUL, Adriana Mascarenhas, assessorou todo o processo de estruturação da AVIMASUL desde o início do Projeto. Adriana afirma que o momento é muito propício para a criação da AVIMASUL, porque o cenário econômico para a produção de aves é favorável para o Brasil. “Apesar da crise mundial a avicultura vem crescendo e provavelmente não sofrerá grandes impactos como outros setores já estão sofrendo. As expectativas para esse setor em 2009 são muito boas e por isso a criação da associação nesse momento é muito importante”, declara Adriana.

Números
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango (Abef) entre janeiro e outubro deste ano as exportações de carne de frango totalizaram embarques de 3,1 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 17% na comparação com o mesmo período de 2007. Nesses 10 meses de 2008, a receita cambial somou US$ 6 bilhões, o que representa um aumento de 54%.

A produção de carne de frango em Mato Grosso do Sul equivale a 3,6% da produção nacional. Somente esse ano já foram produzidas cerca de 118.177.908 Kg de Frango. Adriana analisa que houve um crescimento, mas ele ainda foi pequeno perto de outros estados.

Os avicultores acreditam que com a criação da AVIMASUL, será possível levar as demandas do setor para o governo fazendo com que esse setor cresça em MS. A alta carga tributária e o alto custo de energia elétrica para a atividade são fatores que sempre prejudicaram o setor. Com a associação, as expectativas são de que essas questões possam ser re! solvidas mais rapidamente.

SIGA-NOS NO Google News