Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

AVC é a principal causa de morte no Brasil

Agência do Rádio - 06 de dezembro de 2006 - 07:21

Dados do Ministério da Saúde apontam que o acidente vascular cerebral, AVC, é a principal causa de morte no Brasil. Também conhecido como derrame, essa alta incidência é resultado do aumento da expectativa de vida e dos hábitos inadequados da população. O AVC acontece pela falta de irrigação sangüínea em determinada parte do cérebro. Dependendo do local atingido, o paciente sofre seqüelas como paralisia, dificuldade na fala, podendo até mesmo falecer. A melhor maneira de combater a doença é a prevenção. Para isso, é preciso controlar os fatores de risco, como a hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, aumento do colesterol e triglicérides, alcoolismo e arritmias cardíacas. Para o médico Rubens Gagliardi, membro da Academia Brasileira de Neurologia, os cuidados devem ser redobrados por quem já sofreu um derrame.

"O maior fator de risco para um AVC é o próprio AVC. Quem já teve um, tem o rico nove vezes maior de ter outro AVC. Os indivíduos que já sofreram o AVC têm que obrigatoriamente fazer um controle muito rígido, prevenção muito séria, muito rígida, exaustiva e contínua para evitar que isso se repita."

O problema é mais comum em pessoas acima dos 40 anos. Mas a prevenção deve começar o quanto antes. Levar uma vida saudável, cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos regularmente podem reduzir em até 60% a chance de um AVC.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News