Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Autônomos são segurados obrigatórios da Previdência

AgPrev - 08 de setembro de 2005 - 15:51

Todos os dias os alfaiates, barbeiros e cabeleireiros têm a missão de cuidar do visual e elegância de seus clientes. As atividades desenvolvidas por esses trabalhadores exigem habilidade e dedicação. Em geral, esses profissionais realizam os serviços por conta própria e muitas vezes deixam de filiar-se à Previdência Social, por não saberem que são segurados obrigatórios.

A legislação previdenciária considera segurados obrigatórios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) todos os trabalhadores que prestam serviços de qualquer natureza, seja rural ou urbano, em caráter não eventual, com subordinação e remuneração. Quando o trabalhador não tem vínculo empregatício deve filiar-se à Previdência Social como contribuinte individual.

O cabeleireiro Admilson Bispo, mais conhecido pelo seu nome artístico Addyr, trabalha há 15 anos em salão de beleza, fez vários cursos de especialização mas nunca teve a carteira assinada e nem os direitos garantidos. “Agora, com meu salão, pago todo mês minha contribuição previdenciária”, afirma Addyr.

Para o cabeleireiro, o que mais importa em sua profissão é a satisfação estampada no rosto de seus clientes. Segundo ele, é difícil conseguir se firmar no mercado mas garante ter conseguido e mostra-se feliz por estar incluído há cinco anos no regime previdenciário, como contribuinte individual. “As vezes pensava o que seria de mim quando eu não pudesse mais trabalhar, já que eu não contribuía para a Previdência Social”, lembra-se Addyr. (Tiago Lopes, estagiário de Jornalismo)

SIGA-NOS NO Google News