Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aumenta a infestação da dengue em Goiás

Agência Goiana de Comunicação - 05 de outubro de 2005 - 10:23

A infestação pelo mosquito da dengue vem atingindo níveis alarmantes em Goiás e as notificações subiram de 8 mil em 2004, para 17 mil este ano, até setembro, o que indica 119% de crescimento, em relação ao ano passado. Do total notificado, os municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia estão na liderança, com cerca de 80% dos casos.

O número de óbitos por complicações da dengue também aumentou em 2005, com cinco mortes, sendo duas em Goiânia, uma em Aparecida de Goiânia, uma em Guapó e uma em Heitoraí. Os sete municípios goianos estão com situação crítica são: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Valparaíso, Águas Lindas, Rio Verde e Luziânia.

Para a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, da Secretaria da Saúde, Maria Lúcia Carnelosso, agora o único meio é redobrar também os esforços de cada município e do Estado, para a reversão do quadro antes do final do ano. “Se não houver uma reversão, teremos uma epidemia como nos anos de 2001 e 2002”, alertou. Ela lembra que naquela época o crescimento chegou perto de 20 mil notificações e saltou rapidamente para 28 mil casos de dengue notificados.

Maria Lúcia conclama os representantes dos municípios a tomarem a dianteira, com ações rápidas junto às suas comunidades para que cada casa, cada estabelecimento, se responsabilize pelo seu próprio ambiente. A meta do Programa de Controle da Dengue é reduzir para menos de 1% a infestação predial.

SIGA-NOS NO Google News