Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/08/2005 16:28

Atletas de provas combinadas sofrem mais lesões

Agência Notisa

A maior demanda por exercícios modernos e competitivos provocou o aumento do risco de lesões, causando preocupações tanto para os praticantes de atividades físicas, quanto para treinadores e atletas de todas as esferas de rendimento, uma vez que as lesões interrompem o processo evolutivo de adaptações sistemáticas impostas pelo treinamento. Nesse sentido, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista resolveram conhecer a distribuição de freqüência das lesões desportivas em atletas da elite brasileira de atletismo, associando-as aos seus mecanismos de instalação e características da modalidade.

O estudo foi feito com 86 atletas brasileiros de alta performance, sendo 47 homens e 39 mulheres, de múltiplas provas do atletismo, participantes de campeonatos nacionais e internacionais, promovidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pela International Amateur Athletics Federation (IAAF) entre 2003 e 2004. De acordo com artigo publicado na edição de janeiro/fevereiro de 2005 da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, “as ocorrências das lesões desportivas, possivelmente, são resultado de exercícios realizados de maneira extenuante e, ainda, inadvertida ou inapropriadamente”. Todos os participantes foram submetidos a um Inquérito de Morbidade Referida.

Na pesquisa, a equipe observou que as taxas de lesões mais elevadas foram observadas entre os especialistas em provas combinadas, seguidos dos velocistas, fundistas e saltadores. As atividades com elevada intensidade são as principais responsáveis pela instalação de lesões. Para os especialistas em provas combinadas, por exemplo, as repetições excessivas são consideradas as principais causadoras de lesões, enquanto que para os arremessadores o principal problema está na realização de trabalhos de força.

Os pesquisadores constataram também que as principais lesões são as tendinopatias e as lesões musculares e que a coxa é um dos locais onde mais freqüentemente há a instalação de lesões. Eles atribuem o alto risco de lesões, em parte, a um treinamento inadequado: “o problema é que treinadores e atletas necessitam buscar limites e, por vezes, ultrapassam a fase de adaptação, resultando em exaustão. Embora existam parâmetros para controlar os estímulos aplicados, há grande dificuldade em articular as diferentes formas de manifestação do estresse de treinamento”.

Dessa forma, a equipe sugere que maior atenção deve ser atribuída aos mecanismos de fadiga metabólica durante o exercício: “o conhecimento da causa situacional, mecanismo de lesão, fatores de risco, entre outros aspectos, podem auxiliar os profissionais da área no processo de prevenção, diagnóstico e tratamento desses agravos, particularmente no atletismo”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)