Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Até terça líderes terão que indicar integrantes da CPMI

Agência Senado - 16 de junho de 2006 - 08:35

O presidente da Mesa do Congresso, senador Renan Calheiros, comunicou que as lideranças partidárias terão prazo até a próxima terça-feira (20) para indicar os nomes que irão compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a investigar denúncias de irregularidades no uso de recursos do Orçamento da União para a compra superfaturada de ambulâncias.

O senador acredita que, apesar de 2006 ser um ano eleitoral, nada irá atrapalhar o funcionamento da comissão. E disse que marcou a sessão para leitura do requerimento de criação da CPI "no estrito cumprimento de meu dever funcional como presidente do Congresso Nacional".

Renan observou que as CPIs não atrapalham o andamento dos trabalhos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Como exemplo, lembrou que em 2005, ano em que várias CPIs foram instaladas - com destaque para as dos Correios, do Mensalão e dos Bingos - o Congresso Nacional aprovou nada menos do que 57% de proposições de iniciativa de parlamentares, "o maior índice dos últimos dezoito anos".

O presidente do Senado informou ainda que a CPI dos Sanguessugas deverá ser concluída em 180 dias, mas ressaltou que cabe aos integrantes da comissão optarem ou não pela redução do prazo para 30 dias, prorrogável por igual período. Renan aproveitou a oportunidade para anunciar que já determinou à secretaria-geral da Mesa do Congresso a realização de um levantamento destinado a determinar, obedecendo a cálculos proporcionais, os partidos políticos que integrarão a nova CPI, dentro do chamado critério regimental de rodízio.

Cláudio Bernardo / Repórter da Agência Senado

SIGA-NOS NO Google News