Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/01/2006 13:37

Astronauta brasileiro levará planta tropical ao espaço

Lílian de Macedo/ABr

No dia 22 de março deste ano, o Brasil vai enviar, pela primeira vez, um astronauta em uma missão especial ao espaço, o tenente-coronel Marco Pontes. Junto com ele, devem ir nove pesquisas científicas produzidas no país, dentre elas, uma da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que pretende avaliar o comportamento de uma semente de uma árvore tropical em uma estação espacial (no caso, a aeronave russa Soyuz).

De acordo com a pesquisadora responsável, Antonieta Salomão, o experimento ajudará a entender melhor os processos fisiológicos envolvidos na germinação de uma semente. "A partir do momento que temos um conhecimento maior, podemos transmitir informações mais seguras aos agricultores ou mesmo outros pesquisadores", avaliou.

Antes de embarcar para o espaço, porém, o projeto passará por um teste inicial no Instituto Nacional de Pesquisa Espacial. "O teste, que simula as condições de vôo, é eliminatório para os nove projetos que compõem a missão", disse Antonieta. As pesquisas abordam, principalmente, as áreas de engenharia, física, microeletrônica, nanotecnologia e biotecnologia.

Ao todo, o astronauta brasileiro passará oito dias na estação russa e levará uma carga de 15 quilos de material para experimentos. Mas somente cinco quilos poderão voltar à Terra. O restante deverá ser transformado em lixo espacial.

A viagem recebeu o nome de Missão Centenário, uma homenagem ao aniversário de cem anos do primeiro vôo de Santos Dumont com o 14 Bis. A missão só foi possível porque, em outubro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um acordo com a Rússia que reduzia pela metade o valor cobrado pelos russos em viagens espaciais, cerca de US$ 20 milhões.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)