Cassilândia, Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

26/09/2003 08:29

Assinada MP que libera transgênicos

Leonardo Lani/Campo Grande News

O presidente em exercício, José Alencar, assinou na noite ontem a MP (Medida Provisória) 131, que libera o plantio de soja transgênica na safra 2003/04 e fixa prazo até 31 de dezembro do próximo ano para a sua comercialização. A MP proíbe a venda de sementes e determina a queima e destruição, em 2005, dos estoques que sobrarem. O produtor só poderá utilizar as sementes no Estado em que possui propriedade. A medida, decisão mais polêmica tomada pelo atual governo, não exige estudo de impacto ambiental, como defendia o Ministério do Meio Ambiente, mas apenas o acompanhamento de sua aplicação por uma comissão governamental.
De acordo com a MP, os agricultores somente poderão plantar e vender soja transgênica em 2004 se assinarem, nas agências dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, um Termo de Compromisso, Responsabilidade e Ajustamento de Conduta, que prevê que os produtores rurais ficarão responsáveis por qualquer prejuízo causado ao ambiente ou a plantações de terceiros. Serão responsáveis também pelo pagamento de royalties à multinacional Monsanto, detentora da patente da soja Roundup Ready.
Quem não assinar o termo de compromisso estará sujeito a multa de R$ 16.110 e impedido de obter empréstimos e financiamentos em bancos oficiais ou acesso a benefícios fiscais. A MP proíbe o plantio de soja modificada e nas unidades de conservação ambiental e reservas indígenas, em mananciais e áreas destinadas à conservação da biodiversidade. As áreas de preservação serão definidas pelo Ministério do Meio Ambiente. Com informações da Agência Estado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 30 de Setembro de 2020
17:50
Ituiutaba, Minas Gerais: confira o boletim coronavírus desta quarta-feira
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Terça, 29 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)