Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/09/2011 12:14

Artigo: Sob nova direção - uma mulher de 40

Cidinha Marsal

Recentemente me tornei uma mulher de 40+, o que merece algumas considerações. A primeira é que ainda tenho, segundo a teoria de um amigo - um homem de 45 -, um ano pra sonhos, incertezas, devaneios e aquele certo incômodo de não sei o quê. É que, de acordo com a teoria desse amigo - lembrem-se, um homem de 45, 45 anos atingimos,as mulheres, a tal maturidade. Talvez, penso eu, o que Sartre chama de A Idade da Razão (parênteses pra lembrar que esse foi um livro lido aos 20 que muito me influenciou). Aos 45 anos, segundo esse meu amigo, nós temos plena consciência do que era apenas sonho irrealizável e do que pode se constituir em um projeto de vida decente. Mas hoje não, só aos 45 anos.
Uma mulher de 40+, em pleno século XXI, pode se gabar de ter vivido um poko mais de um terço da vida, ao se verificar a expectativa de vida média nacional - e se for parcimoniosa no seu dia-a-dia. Graças aos avanços da ciência, uma mulher de 40 não é mais uma mulher de meia idade.
Uma mulher de 40 anos já é uma profissional, seja lá qual for a profissão que tenha escolhido - ou o contrário. Mas uma boa mulher de 40, ainda não se acomodou. Uma boa mulher de 40, ainda tem cinco anos pra, por exemplo, deixar o jornalismo e se tornar uma... uma o quê mesmo?
Quarenta anos, a idade da razão. Mas poderá uma mulher de 40 já ter vivido a melhor fase da vida? Desconfio que sim, mas torço que não. Talvez seja possível ter vivido a melhor e a pior fases. E uma média disso, seria suportável? É provável que sim, especialmente com a ajuda das fluoxetinas da vida.
Quero aprender inglês, francês, italiano, espanhol. Violão, teclado - piano seria pedir demais -, guitarra, clarineta, saxofone. Quero ler muitos livros, completar as obras de Miller e Sartre - haverá tempo na vida pra O Ser e o Nada? -, começar Hemingway e Paulo Coelho. Não, Paulo Coelho, não. Quero reler alguns livros, mas como, se não há tempo nem pros novos? Quero assistir, de novo, a filmes menores, mas bons: Antes do Amanhecer, Para o Resto de Nossas Vidas, Henry e June.
Há tempo na vida de uma mulher de 40 pra tudo isso? Sobretudo antes dos 40? É, porque se depois disso estará tudo bem, quem se preocuparia com complicadas coisas novas?
Lipoaspiração e cirurgia plástica pra barriga. Haverá com o que uma moderna mulher de 40 deva se preocupar? (Ah, e cidades sempre com mais mulheres que homens).
Senhoras, senhores, senhoritas - especialmente senhores: essa nova mulher de 40 ainda tem quatro anos e 364 dias pra atingir a idade da razão. Até lá, tudo é permitido.
Sou uma mulher de 40+, porem sob nova direção. Ou melhor: sem direção nenhuma. Amanhã vou pensar no que fazer. Amanhã não, só depois de amanhã.




















O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)