Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Artigo: Sob nova direção - uma mulher de 40

Cidinha Marsal - 02 de setembro de 2011 - 12:14

Recentemente me tornei uma mulher de 40+, o que merece algumas considerações. A primeira é que ainda tenho, segundo a teoria de um amigo - um homem de 45 -, um ano pra sonhos, incertezas, devaneios e aquele certo incômodo de não sei o quê. É que, de acordo com a teoria desse amigo - lembrem-se, um homem de 45, 45 anos atingimos,as mulheres, a tal maturidade. Talvez, penso eu, o que Sartre chama de A Idade da Razão (parênteses pra lembrar que esse foi um livro lido aos 20 que muito me influenciou). Aos 45 anos, segundo esse meu amigo, nós temos plena consciência do que era apenas sonho irrealizável e do que pode se constituir em um projeto de vida decente. Mas hoje não, só aos 45 anos.
Uma mulher de 40+, em pleno século XXI, pode se gabar de ter vivido um poko mais de um terço da vida, ao se verificar a expectativa de vida média nacional - e se for parcimoniosa no seu dia-a-dia. Graças aos avanços da ciência, uma mulher de 40 não é mais uma mulher de meia idade.
Uma mulher de 40 anos já é uma profissional, seja lá qual for a profissão que tenha escolhido - ou o contrário. Mas uma boa mulher de 40, ainda não se acomodou. Uma boa mulher de 40, ainda tem cinco anos pra, por exemplo, deixar o jornalismo e se tornar uma... uma o quê mesmo?
Quarenta anos, a idade da razão. Mas poderá uma mulher de 40 já ter vivido a melhor fase da vida? Desconfio que sim, mas torço que não. Talvez seja possível ter vivido a melhor e a pior fases. E uma média disso, seria suportável? É provável que sim, especialmente com a ajuda das fluoxetinas da vida.
Quero aprender inglês, francês, italiano, espanhol. Violão, teclado - piano seria pedir demais -, guitarra, clarineta, saxofone. Quero ler muitos livros, completar as obras de Miller e Sartre - haverá tempo na vida pra O Ser e o Nada? -, começar Hemingway e Paulo Coelho. Não, Paulo Coelho, não. Quero reler alguns livros, mas como, se não há tempo nem pros novos? Quero assistir, de novo, a filmes menores, mas bons: Antes do Amanhecer, Para o Resto de Nossas Vidas, Henry e June.
Há tempo na vida de uma mulher de 40 pra tudo isso? Sobretudo antes dos 40? É, porque se depois disso estará tudo bem, quem se preocuparia com complicadas coisas novas?
Lipoaspiração e cirurgia plástica pra barriga. Haverá com o que uma moderna mulher de 40 deva se preocupar? (Ah, e cidades sempre com mais mulheres que homens).
Senhoras, senhores, senhoritas - especialmente senhores: essa nova mulher de 40 ainda tem quatro anos e 364 dias pra atingir a idade da razão. Até lá, tudo é permitido.
Sou uma mulher de 40+, porem sob nova direção. Ou melhor: sem direção nenhuma. Amanhã vou pensar no que fazer. Amanhã não, só depois de amanhã.




















O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

SIGA-NOS NO Google News